Governo de Rondônia
19/04/2024

INTEGRIDADE

Controladoria Geral apresenta ao Conselho Nacional de Controle Interno guia e manual de boas práticas para serem replicados em todo o País

17 de janeiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Governo de Rondônia apresenta boas práticas anticorrupção na primeira reunião de planejamento do Conselho Nacional de Controle Interno

O manual de boas práticas em obras de infraestrutura, já disponível e o guia – que será entregue – contendo diretrizes para prevenção de ilícitos ambientais, foram apresentados pela Controladoria Geral do Estado de Rondônia – CGE, durante a primeira reunião de planejamento do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci de 2023, realizada nos dias 10 e 12 de janeiro, em Belo Horizonte/MG, como iniciativas a serem replicadas em todo o País. O manual foi coordenado pelo controlador geral do Estado e vice-presidente do Conaci, Francisco Netto,  em parceria com  a Transparência Internacional – Brasil.
Para o Governo de Rondônia, as ações apresentadas representam avanço na consolidação de um Estado mais forte e transparente. ‘‘O Governo de Rondônia tem o compromisso com as boas práticas, o trabalho sério, sem corrupção, responsável e eficiente para a população. Temos orgulho de ser um Estado que está em desenvolvimento, aplicando cada centavo de forma honesta, entregando obras e serviços, que de verdade atendam às necessidades da sociedade. Rondônia alcançou o 4° lugar no Índice de Transparência e Governança Pública de 2022, no ranking da Transparência Internacional – Brasil, e vamos seguir firmes no trabalho anticorrupção’’, garante o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

O manual de boas práticas foi coordenado pelo controlador geral do Estado e vice-presidente do Conaci, Francisco Netto

De acordo com Francisco Netto, a reunião do Conaci, maior entidade de controle e auditoria interna do País, formada por todas as controladorias gerais dos estados e das capitais, teve como objetivo traçar diretrizes de controle interno, transparência e medidas de prevenção à corrupção no Brasil, e pontuou ainda que, Rondônia continuará seguindo as diretrizes para buscar ser referência nacional na transparência, integridade e melhoria da gestão pública.
‘‘Essa foi a primeira reunião do ano do planejamento estratégico do Conaci, e teve algumas ações coordenadas pela CGE Rondônia, entre elas; a de prevenção de ilícitos ambientais, que teve origem no trabalho de mapeamento de riscos na exploração do setor florestal, sendo inclusive reconhecida com uma boa prática pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – Enccla; e ainda apresentamos o manual de boas práticas em obras de infraestrutura na Amazônia, visando maior transparência e eficiência nas execuções’’, explicou o controlador geral do Estado.
Ações como articulação interinstitucional com entidades de controle, visando fortalecer os municípios do País, também foram pautas das discussões durante da reunião.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo