Governo de Rondônia
23/01/2025

GOVERNANÇA PÚBLICA

Cartilhas para ambientação de servidores e estagiários fortalece cultura organizacional e integridade institucional

23 de janeiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O conteúdo é desenhado para que os novos integrantes possam compreender a função estratégico da CGE e desempenhar suas funções de forma alinhada às melhores práticas de governança pública

Com o objetivo de facilitar a integração ao ambiente institucional, e garantir o alinhamento aos valores, normas e práticas que norteiam a atuação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), foi implementada a criação de cartilhas de ambientação voltadas para novos servidores e estagiários. Os materiais, desenvolvidos por meio do Núcleo de Inovação e Prevenção à Corrupção, são elaborados de maneira didática e acessível, apresentando uma visão abrangente sobre a estrutura, procedimentos e cultura organizacional, bem como orientações sobre condutas éticas e princípios de integridade.

O conteúdo é especialmente desenhado para que os novos integrantes possam compreender rapidamente o papel estratégico da Controladoria e desempenhar suas funções de forma alinhada às melhores práticas de governança pública.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa possibilita minimizar o tempo de adaptação dos novos colaboradores e garantir que todos tenham um entendimento claro de suas responsabilidades e do impacto de seu trabalho no fortalecimento das instituições públicas.

De acordo com o chefe do Núcleo de Inovação para a Prevenção à Corrupção, Marcos Astre, “o objetivo é garantir que cada servidor ou estagiário que passe a integrar a CGE tenha acesso a informações claras e práticas que auxiliem no desempenho de suas funções com eficiência e integridade”, explicou.

APROXIMAÇÃO COM A OUVIDORIA

Além das cartilhas de ambientação, a CGE está desenvolvendo um material específico para a Ouvidoria interna, destacando sua relevância como canal de comunicação entre a sociedade e os servidores. A cartilha desmistifica as funções da Ouvidoria, tornando-a mais acessível ao público interno e externo. Com um enfoque em transparência e participação cidadã, o material pretende orientar sobre o envio de manifestações, esclarecer dúvidas e reforçar a importância na promoção de uma gestão pública eficiente e democrática.

O controlador geral, José Aquino, ressaltou que, “com as cartilhas, estamos dando um passo importante para consolidar a CGE como referência em boas práticas de gestão pública. Nosso objetivo é criar um padrão de excelência que não apenas facilite a ambientação, mas também demonstre como iniciativas simples e bem estruturadas podem fortalecer a cultura organizacional e a integridade institucional.”

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Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Assessoria CGE
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Governo, Porto Velho, Rondônia, Servidores


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