Governo de Rondônia
30/04/2024

CIDADÃO

Capacitação para uso do sistema eletrônico do Serviço de Informações é realizada pela Controladoria-Geral

03 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Iniciativa promove transparência e agilidade no acesso à informação 

O treinamento para capacitação quanto ao uso do sistema eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) foi realizado pela Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO) para servidores do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod). O evento ocorreu nas instalações da CGE-RO, na terça-feira (2), em Porto Velho, e busca fomentar a participação cidadã na elaboração e implementação de políticas relacionadas ao órgão. A capacitação está disponível para outras unidades do Governo do Estado que tenham interesse em aprimorar ou ser inseridas na utilização do e-SIC.

Anteriormente, o Conselho não estava integrado ao e-SIC, o que dificultava o acesso do público a informações relevantes sobre as políticas e ações relacionadas ao enfrentamento das drogas no âmbito estadual. A partir de agora, com o treinamento adequado, os membros do Conselho têm a capacidade e autonomia para responder prontamente às demandas registradas no sistema.

A servidora Marli Simião Reis, do monitoramento do Conepod presente no treinamento, enfatizou sobre a importância da ação. “O Conselho desempenha um papel essencial para formular e implementar políticas e iniciativas voltadas à prevenção e enfrentamento ao consumo abusivo de drogas, e colocá-las em prática. Através desse treinamento poderemos disponibilizar informações ao cidadão sobre as atividades realizadas pelo e-SIC. Isso permitirá que as pessoas acompanhem e fiscalizem as políticas públicas relacionadas às drogas, o que ajuda a garantir que sejam geridas de forma eficiente e transparente”, comentou.

TRANSPARÊNCIA

A inclusão do Conepod no sistema é uma medida essencial para fortalecer a transparência e o controle social sobre as atividades desempenhadas por esse órgão. Com isso, a sociedade civil ganha uma ferramenta poderosa para ter conhecimento das ações governamentais, no que diz respeito ao combate às drogas, além de possibilitar o acompanhamento mais próximo das políticas públicas adotadas.

AGILIDADE

O coordenador da Transparência Passiva, Dheimison Rizo destacou que, “a integração do Conselho ao sistema e-SIC não apenas amplia a transparência, mas, também promove uma maior agilidade no acesso às informações. Qualquer cidadão poderá registrar suas demandas e solicitações diretamente no sistema, e os membros do Conselho têm a responsabilidade de fornecer respostas claras e precisas dentro dos prazos estabelecidos de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI)”, pontuou. 

A iniciativa reflete em um importante avanço na democratização do acesso à informação, e no fortalecimento dos mecanismos de participação social na formulação e monitoramento da governança pública.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Larissa Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Transparência


Compartilhe


Pular para o conteúdo