19/05/2024

TRANSPARÊNCIA

Boas práticas e desenvolvimento da gestão pública são destacados em Encontro Estadual de Controles Internos

06 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro marca o esforço conjunto das instituições governamentais para fortalecer a gestão pública

Temas como boas práticas e a melhoria contínua da gestão pública foram discutidos durante o 1º Encontro Estadual de Controles Internos que reuniu mais de 200 participantes de 46 municípios de Rondônia, integrantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Controladoria-Geral do Município de Porto Velho (CGM), e Associação Rondoniense de Municípios (Arom). O encontro, que marca o esforço conjunto das instituições governamentais para fortalecer a gestão pública, aconteceu entre os dias 2 e 3 de maio, em Ji-Paraná.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa é fundamental para que o estado esteja empenhado em promover práticas eficazes de controle. “O Controle Interno desempenha um papel importante na promoção da transparência, combate e prevenção à corrupção, e melhoria da gestão pública como um todo. A participação dos servidores reflete o compromisso do governo, compartilhado com uma administração responsável e eficiente, que busca sempre atender às necessidades e os interesses da população”, salientou.

O controlador-geral, José Abrantes de Aquino, evidenciou o avanço na aproximação dos controles internos estaduais e municipais. “A participação ativa de tantos servidores nos mostra que o estado de Rondônia está caminhando com um mesmo objetivo. O encontro pôde estabelecer uma troca de experiências, de informações significativas, para que, consequentemente, melhore a eficiência da prestação de serviços para o cidadão.”

PROGRAMAÇÃO

A Controladoria-Geral do Estado disponibilizou uma palestra sobre “Ética e integridade no serviço público”, ressaltando a relevância da conduta ética no serviço público, e como a integridade é essencial para promover a confiança da população nas instituições governamentais. Outros temas abordados foram: Responsabilização Administrativa na Lei Anticorrupção; Sistemas de Tecnologia da Informação; e Ferramentas de Otimização da Produtividade.

No decorrer da programação, foram realizados também, debates com foco na importância do Controle Interno na aplicação de políticas públicas, prevenção da corrupção e fortalecimento de mecanismos de transparência, integridade e participação social.

Os participantes foram introduzidos a conceitos chave e estratégias para fortalecimento do papel das controladorias municipais, na garantia de uma gestão transparente, eficiente e responsável, visando o benefício coletivo e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Texto: Mirna Carolina
Fotos: ASCOM CGE

Cidadania, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Transparência