DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
28 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia
No sábado (28), “Dia do Servidor Público”, o Governo de Rondônia destaca os prêmios e reconhecimentos conquistados, por meio das boas práticas dos servidores públicos, que têm cada vez mais aperfeiçoado a prestação de serviço à população rondoniense, e servem de modelo nacional e internacional. Entre as conquistas está a de menor taxa de desemprego do Brasil, a segunda melhor qualidade das informações contábeis e fiscais do país e a referência internacional com projeto de educação profissionalizante.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o comprometimento e o desempenho dos servidores públicos do Estado que atuam em diversos eixos estratégicos, em atividades que geram bem-estar social e contribuem para o desenvolvimento do Estado. ‘‘O Governo de Rondônia tem orgulho do trabalho realizado pelos servidores públicos, que são profissionais qualificados em suas áreas, e com compromisso em entregar serviços e obras que atendam às necessidades da população. Isso tem contribuído para que o nosso Estado se destaque no cenário nacional e até internacional pelas boas práticas no serviço público’’, ressaltou.
MENOR TAXA DE DESEMPREGO
Servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec têm trabalhado em diversas políticas públicas para contribuir com a melhoria dos indicadores de empregabilidade, com ações como a Invest Rondônia, que tem o papel de atrair investimentos e promover a exportação; e o programa Geração Emprego, que oferece um pacote de serviços especializados para o trabalhador, empresário e o profissional autônomo.
Rondônia, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no 2° semestre de 2023, possui a menor taxa de desocupação do país, com um índice na ordem de 2,4%, seguido de Mato Grosso com 3,0% e Santa Catarina com 3,5%.
QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Rondônia garantiu dois troféus na premiação da “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023”, promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, no mês de setembro, em Brasília (DF). Um troféu na categoria maior evolução e outro em relação ao melhor desempenho dos dados apresentados, o que consolida o Estado como modelo de governança contábil e fiscal.
A conquista é resultado do trabalho dos servidores da Contabilidade-Geral do Estado – Coges, integrados as demais secretarias, e reforça a transparência e confiabilidade dos dados, assim como a seriedade e responsabilidade do Governo em destinar os recursos públicos para serviços e obras que atendam às necessidades da população.
A inovação do Governo de Rondônia ao adquirir, em 2021, escolas móveis para expandir o ensino profissionalizante nos 52 municípios foi apresentada, em setembro deste ano, como modelo de educação na Alemanha.
São quatro unidades flexíveis itinerantes: Frigorífico e Piscicultura; Panificação e Confeitaria; Máquinas Agrícolas e Imagem Pessoal, onde os servidores do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, dedicam-se em capacitar aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho ou ampliar seus conhecimentos.
DESEMPENHO DO PORTO DE PORTO VELHO
O Porto de Porto Velho obteve reconhecimento pelas conquistas alcançadas na gestão financeira e desempenho de suas operações, na 4ª edição do Prêmio Portos+Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos – MPOR, em Brasília, no mês de agosto deste ano.
A conquista é reflexo do trabalho dos servidores da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia – Soph, que ajudam a fortalecer o Porto como um polo logístico estratégico na região, e um pilar fundamental para a economia do Estado e ao dinamismo do comércio internacional.
TAMBAQUI É DESTAQUE EM FOODSERVICE NOS EUA
A costelinha de Tambaqui, um dos destaques da gastronomia rondoniense, foi a estrela da Internacional Seafood Expo North America neste ano, maior feira de pescados da América do Norte, que aconteceu em Boston, EUA. O peixe encantou os juízes, e levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice (serviço de alimentação), depois de concorrer com outros 71 participantes de várias partes do mundo.
Rondônia é líder nacional na produção do Tambaqui, e os servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO, unem esforços para fortalecer cada vez mais a piscicultura rondoniense.
O TAMBAQUI É DE RONDÔNIA
A dedicação dos servidores da Sedec, Seagri e Emater, juntamente aos piscicultores do Estado, também renderam a Rondônia, este ano, o reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi da Indicação Geográfica – IG, na categoria “Indicação de Procedência” para a produção de Tambaqui, ou seja, o Tambaqui é de Rondônia.
O reconhecimento, referente à região do Vale do Jamari em Rondônia, deve-se ao fato de a região ser a maior produtora do peixe Tambaqui da Amazônia (Colossoma macropomum), in natura e processado. O Governo de Rondônia tem priorizado a inovação e produção sustentável, em apoio à piscicultura.
SELO OURO EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
O índice de Rondônia no Radar da Transparência Pública chegou a 91,82%, em novembro de 2022. O índice é resultante da avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, que concedeu ao Estado, o Selo Ouro de Transparência Pública.
O levantamento examina o nível de transparência ativa nos sites institucionais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, de estados e municípios, além de Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas. A conquista rondoniense reflete o empenho dos servidores da Controladoria Geral do Estado – CGE, no propósito de fazer de Rondônia referência nacional em transparência, prevenção e combate à corrupção.
MELHOR CAFÉ DO BRASIL
Rondônia garantiu todos os lugares no pódio da premiação do Coffee Of The Year 2022, na categoria canéfora. O evento, realizado em novembro do ano passado, em Belo Horizonte (MG), mostrou que a cafeicultura rondoniense se sobressai no cenário nacional; reflexo do trabalho intenso e dedicado dos cafeicultores, aliado a ações dos servidores do Governo do Estado para fomentar a cadeia produtiva, por meio de inovações, tecnologias e melhoramento genético.
Os servidores públicos da Seagri e Emater estão comprometidos em colocar em prática políticas públicas que ajudem a fortalecer a cafeicultura rondoniense.
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Rondônia se destacou em 3º lugar no ranking nacional de doação de órgãos, sendo o 1º da região Norte. As doações cresceram 122% em 2023, comparado-se a 2019, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO. Resultado do trabalho dos servidores Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, em captar doadores para salvarem vidas.
Segundo a Sesau, até o primeiro semestre deste ano, foram realizadas 37 captações, resultando no transplante de 74 órgãos entre rins e fígado. Desde a criação do serviço de transplantes em Rondônia, em 2014, foram realizados 793 transplantes.
REDUÇÃO DE CRIMES VIOLENTOS
O trabalho realizado pelos servidores públicos das Forças de Segurança Pública do Estado de Rondônia resultou em uma redução de 24,46% nos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs no Estado, no período entre janeiro e abril de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados do Núcleo de Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, foram 188 casos, nos quatro primeiros meses de 2022, enquanto no mesmo período de 2023, foram registrados 142 casos.
QUEDA NO DESMATAMENTO
O Governo registrou uma queda significativa no desmatamento durante o primeiro semestre de 2023. De acordo com a Coordenadoria de Geociências – Cogeo, que utiliza o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, Rondônia apresentou uma queda de aproximadamente 60% no desflorestamento, entre os meses de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2022.
A defesa do meio ambiente faz parte da missão dos servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que atualmente possui um sistema desenvolvido pela equipe da Cogeo que possibilita monitorar, juntamente ao Deter, o desmatamento em tempo real. Os servidores estão focados em mapear e combater o desmatamento.
PRÊMIO SOLO SEGURO
O projeto Sepat sobre Rodas, rendeu ao Governo de Rondônia o certificado do “Prêmio Solo Seguro”, instituído pela Corregedoria Nacional de Justiça – CNJ, que tem como objetivo reconhecer práticas inovadoras e bem sucedidas no combate às ocupações clandestinas e na titulação de proprietários de áreas urbanas e rurais.
O Sepat sobre Rodas consiste em um ônibus adaptado para a realização de atendimentos nas áreas em processo de regularização fundiária. Os servidores da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat realizam o cadastramento socioeconômico de famílias de baixa renda, e a inclusão das mesmas em programas de regularização fundiária do Estado, como o Título Já e Papel Passado.
INOVAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO recebeu, do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF), em dezembro de 2022, o Prêmio Destaque Senatran, o qual faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Infraestrutura e da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, objetivando contribuir com a Nova Década Mundial de ações para segurança no trânsito.
O prêmio reflete a dedicação dos servidores do Detran/RO, na promoção de um trânsito mais seguro, que ajude a salvar vidas. O Departamento recebeu o prêmio, em decorrência do projeto piloto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, que por meio dos dados estatísticos da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest, propõe projetos sustentáveis de segurança, trânsito e mobilidade urbana.
MELHOR CACAU DO BRASIL
Rondônia conquistou o 1º lugar no “IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil”, em novembro do ano passado. As ações dos servidores públicos da Seagri e Emater, em prol do fortalecimento da produção de cacau em Rondônia, têm ajudado essa cadeia produtiva a destacar-se no país.
O ganhador foi o cacauicultor Deoclipides Pires da Silva, do município de Jaru, que já foi premiado no II Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia – Concacau, promovido pela Seagri, conquistando o 4º lugar; já participou da Rondônia Rural Show Internacional, uma vitrine das produções agropecuárias do Estado, e foi atendido com serviços da Emater.
SEGUNDA MELHOR PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO NORTE
Com quase 21 bilhões de reais, Rondônia é o 2º estado no ranking da produção agropecuária da região Norte do país. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, correspondendo a 1,7% do valor bruto da produção nacional, colocando Rondônia no 11º estado da Federação.
A melhoria da agropecuária rondoniense é a missão acolhida pelos servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, que buscam conhecer e atender às necessidades das mais diversas cadeias produtivas, que ajudam a fortalecer a economia de Rondônia.
NOTA A EM SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon, é destaque em qualidade de serviços previdenciários, obtendo classificação “nota A”, segundo o Indicador de Situação Previdenciária – ISP de 2023, divulgado pelo Ministério da Previdência Social.
O bom desempenho alcançado é resultado do trabalho dos servidores do Iperon, focados nas melhorias do índice de gestão, transparência, suficiência financeira, e cobertura previdenciária e atuária, buscando qualidade e eficiência na prestação de serviços previdenciários.
TERCEIRO MELHOR USO DE RECURSOS PÚBLICOS
Fruto do trabalho dos servidores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, e demais secretarias, o Estado ocupa a 3ª posição Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL, que mensurar o desempenho na gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma +Brasil por parte dos recebedores de recursos da União.
O Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL é um indicador do acompanhamento contínuo que objetiva avaliar o desempenho dos recebedores de recursos da União, na gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais, nos processos de proposição, execução e prestação de contas operacionalizadas mediante o Transferegov.
CONSULTA PÚBLICA DIGITAL
A Ouvidoria-Geral do Estado de Rondônia – OGE recebeu o prêmio de 3ª colocação nacional do Concurso de Boas Práticas, com o Projeto Consulta Pública Digital. O reconhecimento aconteceu durante a 2ª edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria, realizado em julho deste ano, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Ceefet-MG, em Belo Horizonte.
A colocação no ranking nacional demostra o compromisso dos servidores da Ouvidoria em promover o aumento participação cidadã no apontamento das melhorias no serviços públicos.
PRÊMIO JUÍZO VERDE
O Projeto Colhendo Sementes, construindo viveiros, plantando florestas, foi o vencedor do prêmio Juizo Verde, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CN, e entregue durante cerimônia realizada em Brasília (DF), em junho desse ano.
A iniciativa tem como base um Termo de Parceria pelo qual o Tribunal de Justiça de Rondônia – TJ/RO, direciona aos municípios participantes, madeiras oriundas de apreensão, para construção e revitalização de viveiros, para recuperação de áreas degradadas e o os servidores da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam dedicam-se a orientação técnica desde o processo de construção dos viveiros, até o acompanhamento da produção de mudas.
MAIOR REBANHO LIVRE DE AFTOSA SEM VACINAÇÃO
A atuação dos servidores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, junto às propriedades rurais e à fiscalização do trânsito de animais de produção dentro do território, contribuiu para Rondônia ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, como o estado detentor do maior rebanho livre de febre aftosa sem vacinação.
A pecuária é uma das áreas de negócios mais promissoras em Rondônia, com capacidade produtiva e potencial sanitário para alcançar os mercados internacionais mais exigentes. Hoje, conta com um rebanho bovino ultrapassando as 16,2 milhões de cabeças.
TERCEIRO LUGAR COM MAIS REEDUCANDOS QUE TRABALHAM
Destacando-se nacionalmente pelo trabalho dos servidores da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, Rondônia ascendeu no ranking nacional e ocupa o 3º lugar em número de reeducandos inseridos em atividades laborais, representando 49,44% da população carcerária.
O levantamento é da Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, referente ao período de julho a dezembro de 2022. Nas unidades, as atividades são realizadas em oficinas de trabalho, com administração da direção.
LIVRE DE CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS HIV E SÍFILIS
Os municípios de Rondônia, Vilhena e Ji-Paraná, possuem a certificação pelo Ministério da Saúde – MS de cidades livres de contaminação de bebês, filhos de mães contaminadas por vírus HIV e sífilis.
Os servidores da Agência de Vigilância Epidemiológica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa são os responsáveis pela vinda do “Programa para eliminação da transmissão do HIV e Sífilis” ao Estado. A iniciativa foi criada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, ampliada nas Américas pela Organização Pan-Americana de Saúde – Opas e teve adesão pelo Ministério da Saúde.
PESQUISA AMPARADA PELA FAPERO PRETENDE UTILIZAR PLANTA PARA SUBSTITUIR MERCÚRIO
Uma importante pesquisa que tem o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero, tem chamado a atenção da comunidade científica e também ambiental. Trata-se da utilização de uma planta típica da região amazônica, capaz de substituir o mercúrio no processo da formação do amálgama do ouro (liga de ouro com mercúrio utilizado na extração de ouro).
O projeto que pretende substituir o uso do mercúrio pela planta Ochroma Pyramidale encontra-se em fase de estudos. Quando estiver concluído, poderá colaborar com a diminuição do uso do mercúrio em rios como o Madeira, e reduzir os impactos ambientais com a utilização da planta. De acordo com a pesquisa, a folha da planta pode ser utilizada como uma substância similar a de um detergente, para identificar e separar o ouro em meio a outras substâncias.
Matéria na íntegra
Os servidores públicos exercem um papel importante para o desenvolvimento do setor agropecuário; defesa da economia; atendimento em saúde; educação; segurança pública, assistência social; cultura; esporte; lazer; turismo; melhoria da infraestrutura, entre outros benefícios que têm contribuído para a qualidade de vida da população de Rondônia.
Fonte
Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Frank Néry/Andrey Matheus/João Albuquerque/Ésio Mendes/Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Cultura, Direitos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Obras, Piscicultura, Polícia, Previdência, Regularização Fundiária, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte, Turismo