DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
28 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia
Servidores públicos de Rondônia atuam em diversos eixos estratégicos em atividades que geram bem-estar social e contribuem para o desenvolvimento do Estado
No sábado (28), “Dia do Servidor Público”, o Governo de Rondônia destaca os prêmios e reconhecimentos conquistados, por meio das boas práticas dos servidores públicos, que têm cada vez mais aperfeiçoado a prestação de serviço à população rondoniense, e servem de modelo nacional e internacional. Entre as conquistas está a de menor taxa de desemprego do Brasil, a segunda melhor qualidade das informações contábeis e fiscais do país e a referência internacional com projeto de educação profissionalizante.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o comprometimento e o desempenho dos servidores públicos do Estado que atuam em diversos eixos estratégicos, em atividades que geram bem-estar social e contribuem para o desenvolvimento do Estado. ‘‘O Governo de Rondônia tem orgulho do trabalho realizado pelos servidores públicos, que são profissionais qualificados em suas áreas, e com compromisso em entregar serviços e obras que atendam às necessidades da população. Isso tem contribuído para que o nosso Estado se destaque no cenário nacional e até internacional pelas boas práticas no serviço público’’, ressaltou.
Rondônia tem menor taxa de desemprego do Brasil
MENOR TAXA DE DESEMPREGO
Servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec têm trabalhado em diversas políticas públicas para contribuir com a melhoria dos indicadores de empregabilidade, com ações como a Invest Rondônia, que tem o papel de atrair investimentos e promover a exportação; e o programa Geração Emprego, que oferece um pacote de serviços especializados para o trabalhador, empresário e o profissional autônomo.
Rondônia, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no 2° semestre de 2023, possui a menor taxa de desocupação do país, com um índice na ordem de 2,4%, seguido de Mato Grosso com 3,0% e Santa Catarina com 3,5%.
Prêmio com troféus de “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023” foram destaque no Estado
QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Rondônia garantiu dois troféus na premiação da “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023”, promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, no mês de setembro, em Brasília (DF). Um troféu na categoria maior evolução e outro em relação ao melhor desempenho dos dados apresentados, o que consolida o Estado como modelo de governança contábil e fiscal.
A conquista é resultado do trabalho dos servidores da Contabilidade-Geral do Estado – Coges, integrados as demais secretarias, e reforça a transparência e confiabilidade dos dados, assim como a seriedade e responsabilidade do Governo em destinar os recursos públicos para serviços e obras que atendam às necessidades da população.
Escolas móveis do Idep foram apresentadas na Alemanha
A inovação do Governo de Rondônia ao adquirir, em 2021, escolas móveis para expandir o ensino profissionalizante nos 52 municípios foi apresentada, em setembro deste ano, como modelo de educação na Alemanha.
São quatro unidades flexíveis itinerantes: Frigorífico e Piscicultura; Panificação e Confeitaria; Máquinas Agrícolas e Imagem Pessoal, onde os servidores do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, dedicam-se em capacitar aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho ou ampliar seus conhecimentos.
Rondônia é destaque no Prêmio Portos+Brasil
DESEMPENHO DO PORTO DE PORTO VELHO
O Porto de Porto Velho obteve reconhecimento pelas conquistas alcançadas na gestão financeira e desempenho de suas operações, na 4ª edição do Prêmio Portos+Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos – MPOR, em Brasília, no mês de agosto deste ano.
A conquista é reflexo do trabalho dos servidores da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia – Soph, que ajudam a fortalecer o Porto como um polo logístico estratégico na região, e um pilar fundamental para a economia do Estado e ao dinamismo do comércio internacional.
Tambaqui foi vencedor da maior feira de pescados da América do Norte
TAMBAQUI É DESTAQUE EM FOODSERVICE NOS EUA
A costelinha de Tambaqui, um dos destaques da gastronomia rondoniense, foi a estrela da Internacional Seafood Expo North America neste ano, maior feira de pescados da América do Norte, que aconteceu em Boston, EUA. O peixe encantou os juízes, e levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice (serviço de alimentação), depois de concorrer com outros 71 participantes de várias partes do mundo.
Rondônia é líder nacional na produção do Tambaqui, e os servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO, unem esforços para fortalecer cada vez mais a piscicultura rondoniense.
Rondônia tem reconhecimento em Indicação Geográfica para a produção do Tambaqui
O TAMBAQUI É DE RONDÔNIA
A dedicação dos servidores da Sedec, Seagri e Emater, juntamente aos piscicultores do Estado, também renderam a Rondônia, este ano, o reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi da Indicação Geográfica – IG, na categoria “Indicação de Procedência” para a produção de Tambaqui, ou seja, o Tambaqui é de Rondônia.
O reconhecimento, referente à região do Vale do Jamari em Rondônia, deve-se ao fato de a região ser a maior produtora do peixe Tambaqui da Amazônia (Colossoma macropomum), in natura e processado. O Governo de Rondônia tem priorizado a inovação e produção sustentável, em apoio à piscicultura.
A conquista rondoniense reflete o empenho dos servidores da CGE
SELO OURO EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
O índice de Rondônia no Radar da Transparência Pública chegou a 91,82%, em novembro de 2022. O índice é resultante da avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, que concedeu ao Estado, o Selo Ouro de Transparência Pública.
O levantamento examina o nível de transparência ativa nos sites institucionais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, de estados e municípios, além de Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas. A conquista rondoniense reflete o empenho dos servidores da Controladoria Geral do Estado – CGE, no propósito de fazer de Rondônia referência nacional em transparência, prevenção e combate à corrupção.
Rondônia tem melhor café canéfora do Brasil
MELHOR CAFÉ DO BRASIL
Rondônia garantiu todos os lugares no pódio da premiação do Coffee Of The Year 2022, na categoria canéfora. O evento, realizado em novembro do ano passado, em Belo Horizonte (MG), mostrou que a cafeicultura rondoniense se sobressai no cenário nacional; reflexo do trabalho intenso e dedicado dos cafeicultores, aliado a ações dos servidores do Governo do Estado para fomentar a cadeia produtiva, por meio de inovações, tecnologias e melhoramento genético.
Os servidores públicos da Seagri e Emater estão comprometidos em colocar em prática políticas públicas que ajudem a fortalecer a cafeicultura rondoniense.
As doações cresceram 122% em 2023, comparado-se a 2019
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Rondônia se destacou em 3º lugar no ranking nacional de doação de órgãos, sendo o 1º da região Norte. As doações cresceram 122% em 2023, comparado-se a 2019, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO. Resultado do trabalho dos servidores Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, em captar doadores para salvarem vidas.
Segundo a Sesau, até o primeiro semestre deste ano, foram realizadas 37 captações, resultando no transplante de 74 órgãos entre rins e fígado. Desde a criação do serviço de transplantes em Rondônia, em 2014, foram realizados 793 transplantes.
Servidores públicos das Forças de Segurança Pública do Estado realizam o combate à criminalidade
REDUÇÃO DE CRIMES VIOLENTOS
O trabalho realizado pelos servidores públicos das Forças de Segurança Pública do Estado de Rondônia resultou em uma redução de 24,46% nos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs no Estado, no período entre janeiro e abril de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados do Núcleo de Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, foram 188 casos, nos quatro primeiros meses de 2022, enquanto no mesmo período de 2023, foram registrados 142 casos.
Queda de aproximadamente 60% no desflorestamento
QUEDA NO DESMATAMENTO
O Governo registrou uma queda significativa no desmatamento durante o primeiro semestre de 2023. De acordo com a Coordenadoria de Geociências – Cogeo, que utiliza o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, Rondônia apresentou uma queda de aproximadamente 60% no desflorestamento, entre os meses de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2022.
A defesa do meio ambiente faz parte da missão dos servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que atualmente possui um sistema desenvolvido pela equipe da Cogeo que possibilita monitorar, juntamente ao Deter, o desmatamento em tempo real. Os servidores estão focados em mapear e combater o desmatamento.
Servidores da Sepat fazem a inclusão de famílias de baixa renda em programas de regularização fundiária
PRÊMIO SOLO SEGURO
O projeto Sepat sobre Rodas, rendeu ao Governo de Rondônia o certificado do “Prêmio Solo Seguro”, instituído pela Corregedoria Nacional de Justiça – CNJ, que tem como objetivo reconhecer práticas inovadoras e bem sucedidas no combate às ocupações clandestinas e na titulação de proprietários de áreas urbanas e rurais.
O Sepat sobre Rodas consiste em um ônibus adaptado para a realização de atendimentos nas áreas em processo de regularização fundiária. Os servidores da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat realizam o cadastramento socioeconômico de famílias de baixa renda, e a inclusão das mesmas em programas de regularização fundiária do Estado, como o Título Já e Papel Passado.
Prêmio Destaque Senatran reflete dedicação dos servidores do Detran/RO, na promoção de um trânsito mais seguro
INOVAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO recebeu, do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF), em dezembro de 2022, o Prêmio Destaque Senatran, o qual faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Infraestrutura e da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, objetivando contribuir com a Nova Década Mundial de ações para segurança no trânsito.
O prêmio reflete a dedicação dos servidores do Detran/RO, na promoção de um trânsito mais seguro, que ajude a salvar vidas. O Departamento recebeu o prêmio, em decorrência do projeto piloto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, que por meio dos dados estatísticos da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest, propõe projetos sustentáveis de segurança, trânsito e mobilidade urbana.
Servidores públicos da Seagri e Emater atuam , em prol do fortalecimento da produção de cacau
MELHOR CACAU DO BRASIL
Rondônia conquistou o 1º lugar no “IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil”, em novembro do ano passado. As ações dos servidores públicos da Seagri e Emater, em prol do fortalecimento da produção de cacau em Rondônia, têm ajudado essa cadeia produtiva a destacar-se no país.
O ganhador foi o cacauicultor Deoclipides Pires da Silva, do município de Jaru, que já foi premiado no II Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia – Concacau, promovido pela Seagri, conquistando o 4º lugar; já participou da Rondônia Rural Show Internacional, uma vitrine das produções agropecuárias do Estado, e foi atendido com serviços da Emater.
Valor da Produção Agropecuária de Rondônia é de quase 21 bilhões de reais
SEGUNDA MELHOR PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO NORTE
Com quase 21 bilhões de reais, Rondônia é o 2º estado no ranking da produção agropecuária da região Norte do país. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, correspondendo a 1,7% do valor bruto da produção nacional, colocando Rondônia no 11º estado da Federação.
A melhoria da agropecuária rondoniense é a missão acolhida pelos servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, que buscam conhecer e atender às necessidades das mais diversas cadeias produtivas, que ajudam a fortalecer a economia de Rondônia.
Rondônia alcança qualidade e eficiência na prestação de serviços previdenciários
NOTA A EM SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon, é destaque em qualidade de serviços previdenciários, obtendo classificação “nota A”, segundo o Indicador de Situação Previdenciária – ISP de 2023, divulgado pelo Ministério da Previdência Social.
O bom desempenho alcançado é resultado do trabalho dos servidores do Iperon, focados nas melhorias do índice de gestão, transparência, suficiência financeira, e cobertura previdenciária e atuária, buscando qualidade e eficiência na prestação de serviços previdenciários.
Rondônia destaca-se pelo desempenho na Gestão das Transferência realizadas pela União
TERCEIRO MELHOR USO DE RECURSOS PÚBLICOS
Fruto do trabalho dos servidores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, e demais secretarias, o Estado ocupa a 3ª posição Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL, que mensurar o desempenho na gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma +Brasil por parte dos recebedores de recursos da União.
O Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL é um indicador do acompanhamento contínuo que objetiva avaliar o desempenho dos recebedores de recursos da União, na gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais, nos processos de proposição, execução e prestação de contas operacionalizadas mediante o Transferegov.
2ª edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria
CONSULTA PÚBLICA DIGITAL
A Ouvidoria-Geral do Estado de Rondônia – OGE recebeu o prêmio de 3ª colocação nacional do Concurso de Boas Práticas, com o Projeto Consulta Pública Digital. O reconhecimento aconteceu durante a 2ª edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria, realizado em julho deste ano, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Ceefet-MG, em Belo Horizonte.
A colocação no ranking nacional demostra o compromisso dos servidores da Ouvidoria em promover o aumento participação cidadã no apontamento das melhorias no serviços públicos.
Construção e revitalização de viveiros
PRÊMIO JUÍZO VERDE
O Projeto Colhendo Sementes, construindo viveiros, plantando florestas, foi o vencedor do prêmio Juizo Verde, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CN, e entregue durante cerimônia realizada em Brasília (DF), em junho desse ano.
A iniciativa tem como base um Termo de Parceria pelo qual o Tribunal de Justiça de Rondônia – TJ/RO, direciona aos municípios participantes, madeiras oriundas de apreensão, para construção e revitalização de viveiros, para recuperação de áreas degradadas e o os servidores da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam dedicam-se a orientação técnica desde o processo de construção dos viveiros, até o acompanhamento da produção de mudas.
A Pecuária é uma das áreas de negócios mais relevantes para a economia de Rondônia
MAIOR REBANHO LIVRE DE AFTOSA SEM VACINAÇÃO
A atuação dos servidores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, junto às propriedades rurais e à fiscalização do trânsito de animais de produção dentro do território, contribuiu para Rondônia ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, como o estado detentor do maior rebanho livre de febre aftosa sem vacinação.
A pecuária é uma das áreas de negócios mais promissoras em Rondônia, com capacidade produtiva e potencial sanitário para alcançar os mercados internacionais mais exigentes. Hoje, conta com um rebanho bovino ultrapassando as 16,2 milhões de cabeças.
Terceiro lugar em número de reeducandos inseridos em atividades laborais
TERCEIRO LUGAR COM MAIS REEDUCANDOS QUE TRABALHAM
Destacando-se nacionalmente pelo trabalho dos servidores da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, Rondônia ascendeu no ranking nacional e ocupa o 3º lugar em número de reeducandos inseridos em atividades laborais, representando 49,44% da população carcerária.
O levantamento é da Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, referente ao período de julho a dezembro de 2022. Nas unidades, as atividades são realizadas em oficinas de trabalho, com administração da direção.
Vilhena e Ji-Paraná possuem a certificação de cidades livres de contaminação de bebês por vírus HIV e sífilis
LIVRE DE CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS HIV E SÍFILIS
Os municípios de Rondônia, Vilhena e Ji-Paraná, possuem a certificação pelo Ministério da Saúde – MS de cidades livres de contaminação de bebês, filhos de mães contaminadas por vírus HIV e sífilis.
Os servidores da Agência de Vigilância Epidemiológica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa são os responsáveis pela vinda do “Programa para eliminação da transmissão do HIV e Sífilis” ao Estado. A iniciativa foi criada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, ampliada nas Américas pela Organização Pan-Americana de Saúde – Opas e teve adesão pelo Ministério da Saúde.
Planta Ochroma pyramidal, conhecida como pau-de-balsa
PESQUISA AMPARADA PELA FAPERO PRETENDE UTILIZAR PLANTA PARA SUBSTITUIR MERCÚRIO
Uma importante pesquisa que tem o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero, tem chamado a atenção da comunidade científica e também ambiental. Trata-se da utilização de uma planta típica da região amazônica, capaz de substituir o mercúrio no processo da formação do amálgama do ouro (liga de ouro com mercúrio utilizado na extração de ouro).
O projeto que pretende substituir o uso do mercúrio pela planta Ochroma Pyramidale encontra-se em fase de estudos. Quando estiver concluído, poderá colaborar com a diminuição do uso do mercúrio em rios como o Madeira, e reduzir os impactos ambientais com a utilização da planta. De acordo com a pesquisa, a folha da planta pode ser utilizada como uma substância similar a de um detergente, para identificar e separar o ouro em meio a outras substâncias.
Matéria na íntegra
Os servidores públicos exercem um papel importante para o desenvolvimento do setor agropecuário; defesa da economia; atendimento em saúde; educação; segurança pública, assistência social; cultura; esporte; lazer; turismo; melhoria da infraestrutura, entre outros benefícios que têm contribuído para a qualidade de vida da população de Rondônia.
Fonte
Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Frank Néry/Andrey Matheus/João Albuquerque/Ésio Mendes/Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Cultura, Direitos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Obras, Piscicultura, Polícia, Previdência, Regularização Fundiária, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte, Turismo