Governo de Rondônia
19/04/2024

PREMIAÇÃO

Ganhador do “IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil” é o cacauicultor de Jaru

26 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Além de Rondônia, também concorreram os estados do Pará, Bahia e Espírito Santo

As ações de fortalecimento da produção de cacau em Rondônia levaram o cacauicultor Deoclipides Pires da Silva, do município de Jaru, em Rondônia, a conquistar o primeiro lugar no “IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil”. O produtor rural, que tem histórico de participação em outros concursos e serviços promovidos pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, foi premiado durante cerimônia nesta sexta-feira (25), em Belém (PA).

No evento foram disputadas as três melhores amêndoas de cacau produzidas no País, por meio das categorias: mistura (blend) e varietal, ambas em amostras de chocolates. Além de Rondônia, também concorreram os estados do Pará, Bahia e Espírito Santo, onde se concentram os produtores da cultura agrícola.

Cacauicultor jaruense levou primeiro lugar na categoria varietal

Segundo Deoclipides da Silva, além de ser mais um importante reconhecimento em sua carreira no setor agrícola, o prêmio é a elevação de um trabalho duradouro feito com compromisso e disposição. “Participar destes eventos é importante. Estive no II Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia, conquistando o 4º lugar, e agora, com esta premiação de nível nacional, significa a valorização máxima da nossa representatividade no País”, destacou.

O ganhador jaruense concorreu na categoria varietal, quando as barras de chocolate são feitas a partir de um único tipo de cacau, ao contrário da maioria de outros chocolates disponíveis no mercado que tendem a misturar outras espécies. Em Jaru, Deoclipides comercializa seus produtos por meio de uma agroindústria familiar, possui lavoura, já participou da Rondônia Rural Show e foi atendido com serviços da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO, e entre outras entidades.

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo Batista, o Estado de Rondônia recebe com muita alegria a conquista do primeiro lugar, obtida pelo produtor rural. “Em menos de uma semana de conquistas com o café, Rondônia também é destaque nacional com a melhor amêndoa para cacau no Brasil. Tenho certeza que o governador Marcos Rocha incentivará ainda mais as ações que possam fortalecer o produtor e respectivamente, a agricultura familiar”, declarou.

CONCURSO NACIONAL

O Concurso Nacional do Cacau tem por objetivo incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil, divulgando o produto a partir dos chocolates especiais e promovendo segmento junto aos consumidores. Para esta IV edição, foi escolhida a cidade de Belém para sediar a solenidade de premiação do concurso.

O evento é organizado pelo Centro de Inovação do Cacau da Bahia (CIC-BA), em Ilhéus – BA. Este mesmo instituto é parceiro do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia – Concacau, responsável pelas análises sensoriais das amêndoas, permitindo a garantia da credibilidade da avaliação.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Bruno Motoyama e Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Cerimônia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo