Governo de Rondônia
27/04/2024

ÍNDICE

Iperon é destaque em gestão, transparência e suficiência financeira em nível nacional

12 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Resultado é fruto da avaliação de diversos critérios, incluindo índice de gestão

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon, é destaque em qualidade de serviços previdenciários, obtendo classificação “nota A”, segundo o Indicador de Situação Previdenciária – ISP de 2023, divulgado pelo Ministério da Previdência Social. Este indicador avalia anualmente o desempenho dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS, que gerenciam as previdências municipais e estaduais em todo o país.

Esta é a primeira vez em sete edições que o Instituto conquista a nota máxima, e esse resultado é fruto da avaliação de diversos critérios, incluindo índice de gestão, transparência, informações, suficiência financeira, acumulação de recursos, finanças e liquidez, cobertura previdenciária e atuária.

VISIBILIDADE

O indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária para os Regimes Próprios de Previdência Social, instituída em 2017 por meio da Portaria SPREV n° 10/2017, com o objetivo de conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e fornecer critérios de comparação entre entes e controle social da situação de cada regime.

O governador do Estado, Marcos Rocha, destacou que, “esse resultado é fruto do esforço, empenho e da qualidade dos serviços previdenciários prestados aos segurados e beneficiários, reforçando que a classificação reflete o excelente trabalho realizado pelos servidores no serviço público do Estado de Rondônia”, disse.

Segundo o presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, essa classificação não é apenas uma nota, mas um reconhecimento, destacando que, “buscamos a qualidade e eficiência na prestação de serviços previdenciários, a nota “A” significa que estamos no caminho certo para atender às necessidades dos segurados e beneficiários de forma excepcional”.

O Instituto vem se destacando como referência em gestão e transparência entre os RPPS no Brasil. No ano de 2022, a Autarquia foi certificada no nível IV, o grau máximo do Pró-Gestão RPPS, programa de certificação que visa o reconhecimento de boas práticas adotadas pelos Regimes Próprios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Péres Dias
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo