Governo de Rondônia
24/11/2024

HISTÓRIA

Jogos Intermunicipais de Rondônia

07 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A ideia dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) surgiu em 1983 no âmbito da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Turismo (Secet), após reuniões com os gestores esportivos dos municípios rondonienses, que solicitavam ao governo do Estado a realização de um grande evento esportivo, a exemplo dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que oportunizasse aos aficionados do esporte, com idade acima de 18 anos, a continuidade de suas práticas esportivas.

Sensível aos apelos dos municípios, o governo instituiu o JIR, através do Decreto 1.622 de 25 de outubro de 1983, cujos objetivos institucionais eram oportunizar ao atleta com idade superior a 18 anos continuar as práticas esportivas, promover o intercâmbio e a integração esportiva entre os recém-criados municípios do Estado de Rondônia e oportunizar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e o fortalecimento das Federações Especializadas.

Várias lideranças e desportistas influenciaram na criação do JIR que contribuíram diretamente nos aspectos técnico e político-administrativo: o governador Jorge Teixeira de Oliveira, professor Vitor Hugo, então titular da Secet; professores Isaías Vieira dos Santos, Domênico Laurito, Amilcar Machado Profeta e Isabel Avanço, além de José Cavalcanti Albuquerque, Cezar Augusto Queiroz de Oliveira, e outros técnicos colaboradores, todos servidores da extinta Secet.

Definiu-se que as edições do JIR seriam realizadas em alguns municípios do interior do Estado, já que, na época, Porto Velho sediava o Joer. Um dos aspectos preponderantes para sua interiorização seria o de dotar o município-sede de infraestrutura condizente, já que a cada ano um seria o escolhido.

Para a 1ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, foi escolhido Ji-Paraná, tanto pela localização geográfica quanto pela existência do Ginásio de Esportes Gerivaldo Souza (Gerivaldão).

jir85_capa

Logomarca do JIR 1985

Assim, em outubro de 1983, foi realizado o 1º JIR, no qual foram inscritos 13 dos 16 municípios existentes no Estado. Na primeira edição foram oferecidas apenas cinco modalidades esportivas: basquetebol (M/F), handebol (M/F), voleibol (M/F), futsal e pedestrianismo (10.000 m).

Com o advento do JIR e sua repercussão positiva no âmbito estadual, outras cidades despertaram o interesse em sediar suas próximas edições, sendo escolhido o município de Cacoal para sediar a 2ª edição.

Empossado como diretor de Esportes e Lazer da Secet, a partir do março de 1984, Amilcar Machado Profeta promoveu uma série de modificações no regulamento do JIR, além de ampliar a oferta de modalidades. Na 2ª edição foram disputadas, também, as modalidades atletismo (M/F), natação (M/F), tênis de mesa (M/F), ciclismo, judô, futebol de campo e xadrez, sendo retirado o pedestrianismo.

Dos 16 municípios existentes na 2ª edição do JIR em Cacoal, no mês de outubro de 1984, 15 se inscreveram.

Considerando que naquela década Rondônia ainda vinha sofrendo um processo meteórico de migração, a cada dia surgiam novos vilarejos, o que impunha aos novos administradores uma ação diuturna de dotar o Estado de condições para receber essa grande quantidade de brasileiros oriundos de outros Estados em busca de oportunidades melhores. Prioridades tinham que ser eleitas, sobretudo no âmbito da educação, da saúde e da infraestrutura de estradas. Apesar dessas dificuldades, o JIR foi prestigiado, considerando sua relevância para as políticas públicas da época.

Poucos habitantes do Estado conheciam a cidade de Guajará-Mirim, primeiro município do Estado, chamado de “Pérola do Mamoré”, na fronteira com a Bolívia. Objetivando que os novos habitantes do Estado conhecessem a cidade, a Secet elegeu esse município para sediar, em 1985, a 3ª edição do JIR, com o compromisso governamental de que todos os 16 municípios deveriam participar das 11 modalidades oferecidas.

O governo do Estado, na administração Ângelo Angelim, apressou-se em montar um apoio logístico diferente, disponibilizando ônibus para todos os municípios, sendo que os atletas de Costa Marques foram transportados em dois navios recreio da então Empresa de Navegação de Rondônia (Enaro).

O sucesso verificado em Cacoal foi suplantado em Guajará-Mirim, tanto no aspecto técnico, socioeducativo, de intercâmbio, quanto turístico, esse último caracterizado pelas belezas naturais existentes na cidade-sede. Devido ao crescimento, quase incontido do Estado, o investimento na área esportiva foi contingenciado, razão pela qual, na 4ª edição do JIR, foi novamente escolhido o município de Ji Paraná, em 1986.

Naquele ano, o Estado de Rondônia já possuía 19 municípios, sendo registrada a participação de 14 cidades. Essa foi a última edição do JIR seguida. Passaram-se 25 anos para voltassem a ser realizados, na gestão Confúcio Moura.

RETORNO

Em 2011, com o advento da posse da nova administração estadual, o governador Confúcio Moura determinou ao então secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Leílson Celestino Souza Filho, o Chicão, o imediato resgate do evento poliesportivo, reestreando em dezembro do mesmo ano. A 5ª edição foi realizada em Cacoal, com a participação de 11 dos atuais 52 municípios do Estado, com sete modalidades esportivas.

O retorno de tão importante competição veio preencher um significativo vazio existente no âmbito dos esportes estadual. Renasce as esperanças de atletas, técnicos, gestores esportivos, profissionais de educação física, desportistas e municípios de que o evento não mais sofrerá solução de continuidade.

A Secel, que hoje é Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), compromissada com este projeto, o inseriu definitivamente como uma ação anual e duradoura das políticas públicas do governo do Estado. A 6ª edição foi realizada em novembro de 2012, no período de 9 a 21, em Ji Paraná, contando com 15 municípios e 12 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis, voleibol e vôlei de areia.

Confira abaixo algumas fotos histórica:

jir86_2

jir86_1

 

pvh-cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arquivo Pessoal
Fotos: Ilmar Esteves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo