Governo de Rondônia
19/04/2024

Cedoc

Governo do Estado de Rondônia

Centro de Documentação Histórica de Rondônia (CEDOC)

O Centro de Documentação Histórica de Rondônia – CDHR teve início em 1981, quando da criação da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Turismo – SECET. É um espaço destinado à preservação e manutenção de documentos de interesse histórico, de valor permanente, bem como um espaço favorecedor da pesquisa regional. O acervo do CDHR é formado por livros sobre a Amazônia, Periódicos: Jornal Alto Madeira (1917-1998), Jornal O Guaporé (1967-1991), Jornal A Tribuna (1976-1988), O Estadão do Norte (1981-1998), bem como, coleções de revistas, boletins e cadernos referentes à Rondônia, ou assuntos de interesse regional.

Conta ainda com um excelente acervo iconográfico, com fotografias dos mais variados assuntos, como: aspectos do início da cidade de Porto Velho, o processo de construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, formação dos bairros, aspectos de sítios históricos, tipos étnicos, manifestações culturais, personalidades políticas e culturais, importantíssimas para a compreensão da formação do estado.

O Centro de Documentação Histórica de Rondônia conta ainda, com uma coleção de Cartazes com temáticas públicas diversas, com plantas e projetos arquitetônicos (cerca de 800 mapas) e documentos diversos de grande importância histórica. Possui também coleções pessoais de: Cândido Mariano da Silva Rondon, Aluízio Pinheiro Ferreira, Alfredo Mario Braga de Andrade, Esron Penha de Menezes e  Jorge Teixeira de Oliveira, que prestam um grande serviço, tanto aos pesquisadores como à comunidade em geral, revelando quão importante é o Centro de Documentação Histórica de Rondônia para o Estado de Rondônia.

Texto: Nazaré da Silva


Compartilhe


Pular para o conteúdo