Governo de Rondônia
28/04/2024

CONTROLE INTERNO

Controladoria-Geral promove 1º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo

28 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foram discutidos temas fundamentais para o aprimoramento do serviço público

A Controladoria-Geral do Estado de Rondônia promoveu o 1º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo, na terça-feira (26). O evento, realizado no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, reuniu profissionais, gestores públicos e especialistas na área de controle interno, com o objetivo de discutir temas fundamentais para o aprimoramento do serviço público.

O encontro contou com três painéis técnicos. O primeiro, apresentado pelo secretário de Estado de Finanças Luís Fernando, abordou o “Processo de Seleção de Talentos” para garantir que o serviço público conte com profissionais capacitados e comprometidos com a eficiência e transparência na gestão de recursos públicos.

A controladora interna da Junta Comercial do Estado de Rondônia – Jucer, Liflávia Tindale, ministrou a segunda palestra sobre a “Elaboração do Plano de Integridade”. A Jucer foi uma das primeiras instituições a aderir ao Programa de Integridade – Proin, demonstrando o compromisso do Estado com a ética, a transparência e a integridade na administração pública. Liflávia Tindale compartilhou informações sobre como desenvolver e implementar um plano de integridade eficaz, promovendo uma cultura de ética e conformidade no Governo.

O evento reuniu profissionais, gestores públicos e especialistas na área de controle interno

O controlador interno da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – Seas, João Aguiar, ministrou a terceira palestra sobre “Gestão de Riscos”, um tópico crucial no setor público. A gestão de riscos desempenha um papel vital na identificação, avaliação e mitigação de ameaças que podem impactar a capacidade do Governo de cumprir sua missão de fornecer serviços  de qualidade à população.

O 1º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo teve como objetivo a disseminação de boas práticas para a melhoria dos processos internos das instituições públicas; na promoção da cooperação, fortalecendo a rede de controle interno do Estado; e fortalecer a cultura de controle. O diretor de Consultoria e Gestão de Riscos, Pablo Vivan comentou que, “nos painéis apresentados, buscou-se boas práticas já utilizadas por algumas unidades, que vêm fortalecer o sistema de controle interno como mecanismo de governança e apoio aos gestores na tomada de decisão”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Larissa Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo