Governo de Rondônia
28/03/2024

VISITA

Trabalho desenvolvido pela equipe de serviço social do Complexo Hospitalar de Cacoal é referência para futuros profissionais

23 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Referência em saúde no Estado de Rondônia, o Hospital Regional de Cacoal tem servido como fonte de conhecimento para diversos acadêmicos de cursos da área da saúde e afins. Um exemplo disso foi a visita técnica realizada por acadêmicos do curso presencial de serviço social da faculdade Ulbra, de Ji-Paraná.

A visita foi acompanhada pela assistente social da Comissão-Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e pela chefe do Núcleo de Serviço Social do Complexo Hospitalar

A visita foi realizada no sábado

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do trabalho desenvolvido pela equipe de serviço social do Complexo Hospitalar de Cacoal, que além do Hospital Regional engloba também o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro). A visita técnica, realizada no sábado (20), foi acompanhada pela assistente social da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos  e  Tecidos, Risany Jaconi; e pela chefe do Núcleo de Serviço Social do Complexo Hospitalar, Fabiana Campos

“A visita técnica, entre outras questões, objetivou abordar o campo de atuação para profissionais de serviço social na saúde. Isso ao considerar a atual concepção ampliada de saúde, que se pauta a partir da contextualização dos processos sociais, culturais e econômicos, entre outros incidentes no processo saúde-doença”, destacou a assistente social Risany Jaconi.

Segundo ela, o serviço social do Hospital Regional de Cacoal atua como um mediador da relação entre estado-município-instituição-família-usuário, tendo como objetivo desenvolver ações de humanização dos serviços, pautando o atendimento aos usuários de acordo com os princípios ético- políticos inerentes à profissão.

De acordo com Fabiana Andrade, as funções e atribuições dos profissionais desta área de atuação exigem um saber específico, expresso no domínio do conhecimento da política de saúde, da estrutura e organização dos serviços da rede de atendimento e na observância da legislação brasileira no contexto dos direitos sociais. O que permite, aos profissionais, ter a dimensão e o alcance de sua intervenção junto às demandas sociais apresentadas pelos usuários dos serviços de saúde, na esfera da saúde pública.

“O assistente social presta acompanhamento profissional aos usuários no âmbito hospitalar, numa perspectiva humanizada, incentivando-os a participarem do processo de recuperação da saúde na condição de cidadãos, com ênfase em qualidade de vida, democratizando as informações disponíveis no âmbito hospitalar de forma a garantir o acesso aos serviços oferecidos e soluções das situações sociais que interferem no processo saúde-doença, através dos recursos institucionais”, destacou Fabiana Campos.

Um dos principais temas abordados junto aos acadêmicos do 4º ao 6º períodos do curso de serviço social da Ulbra, que participaram da visita técnica, está a participação do assistente social na elaboração de protocolos assistenciais e de rotinas de trabalho privativo à profissão. Com o objetivo de repensar o modelo de atenção à saúde, intervindo constantemente nas questões sociais que se apresentam, onde também se insere a questão da doação e captação de órgãos e tecidos, enquanto espaço de atuação e intervenção profissional do serviço social.

Leia mais:

Um ano após ser inaugurado, Hospital de Urgência e Emergência já atendeu a mais de 57 mil pacientes em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: HRC
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo