Sesau promove Curso de Libras para servidores da saúde do município de Cacoal

28 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Objetivo do curso é alfabetizar profissionais da saúde para comunicação em libras a fim de promover a inclusão social

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau por meio do Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde – Cetas, em parceria com os Núcleos de Educação Permanente – NEPs promoveu entre os dias 24 a 28 de julho, o 1º Curso de Libras para servidores do Hospital Regional e de Urgência e Emergência de Cacoal, com o intuito de alfabetizar os profissionais para comunicação em libras, a fim de promover a inclusão social. Essa formação, especialmente pensada para profissionais da saúde, contempla o ensino e aprendizagem de sinais que facilitam a comunicação entre paciente com deficiência auditiva e profissional da saúde.

O curso tem a participação da intérprete de libras da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Zeni Silva. No total, participaram 34 servidores de diversas áreas. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, profissionais que atuam na área de atendimento farmacêutico, entre outros, de muita relevância no contexto hospitalar. O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou a importância do curso para os servidores. “A inclusão na saúde é indispensável, com isso, estamos investindo na qualificação de nossos profissionais para realizar um atendimento completo, atendendo todas as demandas dos pacientes” afirmou.

A enfermeira do Hospital Regional de Cacoal, Keicyane Ribeiro, enfatizou, “lidamos com vidas e esse aprendizado contribuirá para o melhor acolhimento do paciente com deficiência auditiva em nossa instituição, bem como estabelecer uma comunicação efetiva entre paciente e profissional refletindo em uma assistência de maior qualidade e segurança, evitando falhas durante os cuidados.”

Texto: Lara Lívia
Fotos: Flavia Xavier

Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade