VISTORIA

Secretário estadual de Saúde acompanha implantação do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal

31 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretários Pimentel e Maiorquim reuniram-se com equipes em Cacoal

Devido ter assumido o serviço de Urgência e Emergência em Cacoal, o governo de Rondônia criou, na última reforma administrativa, o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. O Complexo é composto pelo Hospital Regional de Cacoal (HRC) e o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (HUERC), Pronto-Socorro. Desta forma, cria-se uma estrutura administrativa organizada, que administrará os dois hospitais.

Nessa quinta-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, e o adjunto Luiz Maiorquim, e a equipe técnica da Sesau, estiveram em Cacoal promovendo uma sequência de reuniões e visitas. No HUERC, a equipe fiscalizou as reformas que estão sendo feitas, acompanhou os serviços de nutrição e alimentação, assumidos recentemente pelo Estado. Após a visita, Pimentel determinou que o serviço de limpeza do Pronto-Socorro seja assumido pelo Estado, em caráter de urgência. Até então esse serviço era de responsabilidade do município.

Outra notícia anunciada durante as reuniões, é que a partir da próxima segunda-feira (3) a equipe de ortopedia do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp) assumirá o serviço em caráter definitivo. A empresa terceirizada prestava serviço apenas durante os mutirões de cirurgias ortopédicas, mas a partir de agora estará sempre presente no complexo hospitalar para aliviar o fluxo no setor de ortopedia.

Aproveitando a presença dos secretários e da equipe para definir o funcionamento das duas unidades hospitalares, foi feita uma reunião para tratar da implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, que deve entrar em funcionamento no mês de agosto.

Meta do governo é colocar Pronto Socorro em pleno funcionamento até 2 de setembro

Depois de várias reuniões ao longo do dia, e visitas aos hospitais de Cacoal, o secretário se mostrou animado com a evolução do HUERC. “As obras de infraestrutura, com recursos de compensação aplicados pela Facimed, estão em bom ritmo. E os outros serviços também estão avançando. Então, a expectativa é que o prazo de seis meses, que definimos como a meta nº 1 para pôr em funcionamento o centro cirúrgico e o novo Pronto Socorro de Cacoal deve ser atingido. Temos até dia 2 de setembro para concluir esta etapa, e nossa expectativa é cumprir este prazo”, ressaltou Pimentel.

Ainda foi confirmado que o médico Marco Aurélio Vasques, até então diretor do HRC, assume a Direção do Complexo Hospitalar. À frente do HRC fica a adjunta, Isabel Velasco; e na Direção do HUERC permanece Viviane Plaça.

Sobre a nova atribuição, Marco Aurélio Vasques foi enfático:  “O meu foco continua sendo colocar a saúde de Cacoal em ordem. E a missão recebida por mim, do governador Confúcio Moura, que é tirar a saúde de Cacoal do caos, continua sendo a minha única meta nesta nova atribuição como diretor do Complexo Hospital Regional de Cacoal”, afirmou.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin