Governo de Rondônia
30/04/2024

LEI LUCAS

Professores e gestores de Porto Velho serão capacitados para atendimento de primeiros socorros

11 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A iniciativa faz parte do “Projeto RCP Salva Vidas – Reanimação Cardiopulmonar” desenvolvido pela Seduc e Sesau, em parceria com a Unir

Uma capacitação em primeiros socorros será realizada para professores, diretores, vice-diretores, orientadores educacionais e supervisores escolares da Rede Estadual Pública de Ensino da Capital. O objetivo é promover a formação desses profissionais, como parte do “Projeto RCP Salva Vidas – Reanimação Cardiopulmonar”, lançado na terça-feira (9), em conformidade com a Lei Federal n° 13.722 de 2018, conhecida como Lei Lucas.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Governo de Rondônia, para que os profissionais possam atuar na abordagem da vítima de acidente ou mal súbito, prestando os primeiros e fundamentais cuidados. O Projeto é uma ação tripartite realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Saúde Escolar; Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A formação iniciou com a palestra do professor Vinicius Ortigosa, docente no Departamento de Medicina da Unir

Para a titular da pasta da Educação, Ana Lúcia Pacini, todas as formações são importantes, mas esta vai além por ter caráter emergencial. Segundo a secretária, tão logo foi lançada a Lei Lucas em 2018, a Seduc promoveu uma formação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), para atender às escolas da Rede Estadual.

“Essa capacitação faz parte de uma ação constante. A escola lida com vidas todos os dias. A formação vai preparar os profissionais para lidar com as demandas da escola e dar suporte aos alunos”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Estado atua de forma intersetorial, com diversas parcerias importantes e que fazem a diferença na gestão. “Com esse conhecimento adquirido, os educadores poderão ser multiplicadores, levando para toda a comunidade escolar o que aprenderam, estendendo os ensinamentos aos alunos”, destacou.

A formação iniciou com a palestra do docente do Departamento de Medicina da Unir, Vinicius Ortigosa, e contou com a participação da titularda Seduc, Ana Lúcia Pacini; a diretora-geral de Educação, Irany Oliveira; a coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, Liana Lima; o secretária-adjunto da Saúde, Élcio Barony, além de acadêmicos da Unir.

SOBRE A LEI LUCAS

O “Projeto RCP Salva Vidas – Reanimação Cardiopulmonar” está em conformidade com a Lei Lucas, a qual torna obrigatória a capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica, e de estabelecimentos de recreação infantil.

A necessidade da Lei ficou evidenciada em razão de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de 10 anos de idade, que perdeu a vida por asfixia mecânica em um passeio escolar. Essa fatalidade poderia ter sido evitada caso os profissionais fossem capacitados em atendimento de primeiros socorros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Júlio André
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo