Governo de Rondônia
28/04/2024

SANEAMENTO BÁSICO

Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário avançam em Ji-Paraná

28 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A construção das oito lagoas registram aproximadamente 70% de trabalho executado

O município de Ji-Paraná tem passado por transformação de novos cenários com o avanço das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, que irá contemplar cerca de 85% da população local. Os trabalhos são frutos da iniciativa do Governo de Rondônia, que desde 2019 tem dado andamento às obras oriundas do Programa de Aceleração do CrescimentoPAC, do Governo Federal. Em sua totalidade, a obra gerenciada e fiscalizada pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp já conta com 39,15% de execução realizada.

A construção das oitos lagoas de tratamento de esgoto, por exemplo, já registra um avanço expressivo, chegando à marca de, aproximadamente 70% de trabalho executado. De acordo com o engenheiro fiscal da Seosp, Jefferson Gonçalves, os trabalhos das quatro lagoas anaeróbicas já foram concluídos. No momento, está sendo finalizada a escavação das outras quatro lagoas facultativas. “É uma obra vultuosa, que passa por constante mudança de cenário devido à celeridade dos trabalhos. Na sequência, daremos início à compactação dos taludes, que são os anéis que envolvem a lagoa para fazer a contenção dos dejetos que ali vão ser depositados”, descreveu.

Ainda conforme explicado pelo engenheiro, o sistema de esgoto engloba toda a parte de captação do esgoto sanitário nos bairros até a chegada à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, onde ocorre o processo de tratamento desse material. Ou seja, uma obra completa que vai beneficiar e promover saúde pública para os ji-paranaenses.

INVESTIMENTO

Todo o Sistema de Esgotamento Sanitário está orçado em R$ 148 milhões, que serão convertidos em benefícios à população, oriundos de recursos do Governo Federal, e contrapartida do Governo do Estado. Para o titular da Seosp, Elias Rezende, o avanço das obras em Ji-Paraná reafirma o compromisso do Governo de Rondônia em dar celeridade às obras, primando pela qualidade de vida e saúde da população. “Saneamento é fundamental, uma realidade que agora com as obras de esgotamento sanitário em andamento vai assistir a população com tratamento de esgoto. Consequentemente teremos menos pessoas doentes e menos danos ao meio ambiente”, salientou.

REDE COLETORA

Paralelo aos trabalhos de execução das lagoas de tratamento, acontece a instalação da rede coletora, distribuída em sete frentes de serviço nas ruas do município. No momento, os trabalhos se concentram na área comercial do 2º distrito de Ji – Paraná.

Conforme descrito pelo engenheiro fiscal da Seosp, Jefferson Gonçalves, estão em execução os serviços de instalação da rede coletora e ramais de ligação, que consistem na escavação, regularização do fundo da vala, instalação do tubo coletor e o reaterro compactado. Após a conclusão dos trabalhos, é feita a recomposição asfáltica, por meio da atuação do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER.

O contrato atual, em execução, prevê a instalação de aproximadamente 310 quilômetros de rede coletora no município. Até o momento, já foram executados mais de 142 quilômetros de rede instaladas por toda a cidade de Ji-Paraná, representando 45,84% de avanço nos trabalhos executados nas ruas. A previsão de conclusão da instalação da rede coletora na região comercial do 2º distrito segue até meados de novembro deste ano.

CIDADÃO CONSCIENTE

Em virtude da execução dos serviços, é importante que a população esteja atenta quanto aos cuidados no entorno das obras. A celeridade dos trabalhos passa a ganhar mais força a partir da conscientização da população, ao evitar o despejo de água servida nas calçadas, que são águas utilizadas pela população para uso doméstico. Dessa forma, a execução dos serviços não fica comprometida e o processo de conclusão se torna mais eficaz.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Bruno Motoyama
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo