Governo de Rondônia
27/04/2024

DESTAQUES DA SEMANA

Novas unidades móveis do Idep; aumento na produção de leite; e fortalecimento do turismo marcam ações do Governo

01 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O fortalecimento e a expansão do ensino profissionalizante acelera o cumprimento das ações do Governo de Rondônia

Ações, serviços e indicadores positivos foram destacados pelo Governo de Rondônia, em todo o Estado. Entre os destaques está a entrega de novas unidades móveis para o Idep, denominadas “escolas completas” para oportunizar à população, o acesso à educação profissional, em diferentes regiões. Debates sobre estratégias para fortalecer os atrativos turísticos de Rondônia. Destacam-se também, o aumento na produção leiteira,  a apresentação da nova página da Rondônia Rural Show Internacional e muito mais. Confira a seguir.

  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 

Com a aquisição de mais duas unidades móveis, o Governo de Rondônia avança na educação profissional. As escolas móveis, montadas em semirreboques (carretas) levam qualificação profissional em diferentes localidades do Estado, nas ações desenvolvidas pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). As duas novas escolas móveis, voltadas para os cursos de Mecânica de Motocicletas e Informática, são equipadas com tecnologia e irão somar com as quatro já existentes no Instituto, adquiridas em 2021, em que são ministrados cursos de Panificação e Confeitaria; Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura.

Matéria na íntegra

  • DESENVOLVIMENTO

Diariamente são ofertadas 1,5 mil refeições

Restaurante Prato Fácil proporciona almoço digno à população em situação de vulnerabilidade social, em Porto Velho. Desde dezembro de 2023, quando foi inaugurado, são ofertadas 1,5 mil refeições por dia, com cardápio diferenciado. O Restaurante Prato Fácil faz parte do programa desenvolvido no âmbito da Secretaria de Assistência Social (Seas), que credencia restaurantes privados para servirem refeições ao custo de apenas R$ 2.

Matéria na íntegra

  • INVESTIMENTO

Com obras em todas as regiões de Rondônia, o Governo do Estado fortalece o desenvolvimento e o atrativo para moradores e turistas. São praças, bosque, pista de caminhada; porto; ginásio e campo esportivo, que fazem parte das diversas obras de construção e revitalização. O investimento é de mais de R$ 60 milhões, oriundos da ação Governo na Cidade.

Matéria na íntegra

  • AGRICULTURA DA AMAZÔNIA

Rondônia Rural Show acontece de 20 a 25 de maio

Governo do Estado realizou a primeira reunião com expositores da 11ª Rondônia Rural Show Internacional,  que acontece no período de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Este ano, o tema será “Agricultura da Amazônia”. O Manual do Expositor já está disponível na página oficial do evento no endereço www.rondoniaruralshow.ro. gov.br. A Rondônia Rural Show Internacional se consolidou como a maior Feira do Agronegócio do Norte brasileiro, sendo vitrine para outros estados e países.

Matéria na íntegra

  • PRODUÇÃO DE LEITE

Rondônia registra aumento na produção leiteira em 2023, e lidera ranking de maior produtor de leite na região Norte. A produção leiteira é a principal atividade econômica em mais de 25,9 mil propriedades rurais, gerando centenas de empregos nos demais segmentos da cadeia produtiva. O Estado registrou aumento na produção leiteira em 2023, e se mantém como 10° maior produtor do Brasil, conforme apresentado no Anuário Leite 2023, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Matéria na íntegra

  • INSTITUCIONALISMO

Governo destaca união na abertura do Ano Legislativo

Governo de Rondônia fortalece transparência e união de esforços durante abertura do Ano Legislativo. A Sessão Ordinária na Casa de Leis contou com a presença de  autoridades, que destacaram os novos rumos da administração pública. Tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo têm se destacado em avaliações de órgãos de fiscalização e controle, no que diz respeito aos bons critérios de transparência e agilidade de acesso às contas e investimentos públicos.

Matéria na íntegra

  • SAÚDE

Em caso de suspeita de dengue, ao apresentar sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, fadiga e erupções cutâneas, a pessoa deve buscar o primeiro atendimento nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e evitar a automedicação. Os casos mais graves são encaminhados ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), que é referência no atendimento às doenças infectocontagiosas e tropicais. em Porto Velho.

Matéria na íntegra

  • FORTALECIMENTO DO TURISMO

O Governo de Rondônia traça ações para tornar cidades rondonienses mais atrativas para turistas. O assunto foi debatido durante o II Encontro de Gestores Municipais de Turismo de Rondônia, realizado no município de Pimenta Bueno. A ação visa fortalecer os atrativos turísticos de Rondônia, além de ser um período para compartilhamento das boas práticas e de avanços do setor, tanto para a economia, com a geração de emprego e renda quanto à sustentabilidade do Estado. O Governo do Estado aproveitou a oportunidade para apresentar os investimentos e inovações para avançar no turismo nos municípios.

  • PARLAMENTO AMAZÔNICO

A importância da soma de esforços na busca por soluções para os problemas da região foi destacada pelo Governo de Rondônia

Governo de Rondônia reforça compromisso junto ao novo Parlamento Amazônico, que integra deputados estaduais oriundos dos nove estados, que compõem a região da Amazônia Legal. Pela primeira vez, a entidade tem como presidente, um deputado estadual de Rondônia. Laerte Gomes, que também ocupa o cargo de líder do Governo do Estado na Casa de Leis, assumiu a presidência do Parlamento Amazônico ao biênio 2024/2025.

Matéria na íntegra

  • AGRONEGÓCIO

Potencialidades do Agronegócio de Rondônia são destacadas pelo Governo junto ao Setor Produtivo, durante a posse da nova diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja). Ações do Governo de Rondônia têm contribuído para o crescimento do Agronegócio, e os resultados colocam Rondônia em um patamar de igualdade, com regiões tradicionalmente agrícolas do país.

Matéria na íntegra


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Ésio Mendes, Daiane Mendonça, Weyne Sharp e João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Edital, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Obras, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo