Governo de Rondônia
27/04/2024

AGRONEGÓCIO

Potencialidades do Agronegócio de Rondônia são destacadas pelo Governo junto ao Setor Produtivo

29 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os dados levantados pelos órgãos de fiscalização e controle do Estado mostram que as áreas aptas para o plantio estão crescendo a cada safra

A expectativa é que a safra 2024 de soja, em Rondônia, seja semelhante a do ano passado, os bons resultados que Rondônia tem alcançado através do Setor Produtivo foram enaltecidos na quarta-feira (28), durante solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja). Representando o Executivo, o vice-governador, Sergio Gonçalves destacou que, o Governo de Rondônia tem desenvolvido ações para fomentar e contribuir com o crescimento do Agronegócio, e os resultados colocam Rondônia em um patamar de igualdade com regiões tradicionalmente agrícolas do país. Os dados levantados pelos órgãos de fiscalização e controle do Estado mostram que, as áreas aptas para o plantio estão crescendo a cada safra, fato que aumenta o volume de produção ano após ano.

As ações para fomentar e contribuir com o crescimento do Agronegócio foram destacadas

Seguindo o processo de melhoria da infraestrutura de tráfego, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) tem desenvolvido ações que fortalecem o Agro, substituindo pontes de madeira pelas de concreto, de modo que aumente a segurança e garantia de trafegabilidade para o escoamento da produção. No mesmo sentido, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) mantém parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para garantir um programa continuado de regularização fundiária. “O objetivo é trazer segurança jurídica ao campo e preparar o Estado para alavancar ainda mais sua capacidade de produção”, ressaltou Sergio Gonçalves.

Ao final de sua fala, o vice-governador pontuou que Rondônia vive uma nova fase do Agronegócio, a transparência das ações realizadas pelo Governo do Estado e a responsabilidade com o recurso público são fatores que tornam Rondônia mais atraente para investimentos. “Já temos uma indústria de mistura de fertilizantes e esta é só a primeira de outras que estão por vir, gerando mais empregos, renda e oportunidades a todos os rondonienses”, salientou.

El Niño Agro

Sem deixar de mencionar os atrasos que o “El Niño” gerou no calendário de plantio, o vice-governador prestou conta das ações do Estado neste sentido, e explicou que o Executivo mantém um comitê que tem avaliado todos os dias, os reflexos do fenômeno no Estado e os desdobramentos que podem causar no clima de Rondônia. “Em que pese os efeitos do El Niño terem atrapalhado o calendário de plantio, conseguimos bater a meta anual e temos 100% da área de soja plantada. A expectativa é de que o volume de soja colhida neste ano seja semelhante a do ano passado”, frisou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rômulo Azevedo
Fotos: Dhiony Costa e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Crise Hídrica, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho


Compartilhe


Pular para o conteúdo