Governo de Rondônia
27/04/2024

HISTÓRICO

Governo de Rondônia reforça compromisso junto ao novo Parlamento Amazônico para defender interesses da região

29 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A importância da soma de esforços na busca por soluções para os problemas da região foi destacada pelo Governo de Rondônia

A importância da soma de esforços na busca por soluções para os problemas da região foi pontuada pelo Governo de Rondônia, durante a solenidade que marcou a posse da nova presidência do Parlamento Amazônico para o biênio 2024/2025, realizada na quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), em Porto Velho. A nova diretoria terá como presidente, o deputado estadual de Rondônia Laerte Gomes, que também ocupa o cargo de líder do Governo do Estado, na Casa de Leis.

O Parlamento Amazônico congrega os deputados estaduais oriundos dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal. A eleição para a nova diretoria do Parlamento Amazônico ocorreu em novembro de 2023, durante Assembleia Geral dos membros na 26º Conferência da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Fortaleza (CE).

Esta é a primeira vez que o Parlamento Amazônico terá à frente um deputado rondoniense como presidente da entidade. Além do deputado Laerte Gomes, integra a nova diretoria, o deputado Sinésio Campos (PT-AM) na vice-presidência.

HARMONIA

Representando o Executivo, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves destacou que, o Governo de Rondônia fortalece as ações voltadas ao desenvolvimento, crescimento econômico no compromisso de buscar soluções para problemas comuns entre os estados, para fomento da região. “A escolha do deputado Laerte para assumir a presidência do Parlamento Amazônico tem importância para o Estado, visto que, o parlamentar vem se destacado como um defensor dos interesses da região e tem trabalhado para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cruz pontuou que, a participação do Governo do Estado, na posse do novo presidente do Parlamento Amazônico, demonstra a harmonia entre os poderes e a união de esforços para fortalecer a representatividade do Estado, na região Amazônica.

O deputado estadual, Laerte Gomes é o novo presidente do Parlamento Amazônico

O novo presidente do Parlamento Amazônico, Laerte Gomes, que também é líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, destacou que é uma honra poder assumir a presidência da entidade. “É uma alegria, além de ser uma missão que pretendo realizar juntamente aos colegas deputados. Temos o compromisso de atender às demandas, pois estaremos atuando para melhorias na nossa região, com o intuito de buscar solucionar problemas comuns entre os estados. Temos vários temas que serão debatidos e buscaremos soluções, como a regularização fundiária, além das questões aéreas, ambientais e mineral, dentre outros temas relevantes e importantes para o desenvolvimento do Estado, assim como de toda região Amazônica”, salientou.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Marcelo Cruz (Solidariedade), é com grande satisfação que Rondônia; pela primeira vez preside o Parlamento Amazônico. “Temos que valorizar nossas conquistas, pois teremos um deputado rondoniense na presidência da entidade. Estarei na torcida por um grande mandato do nosso parlamentar à frente do Parlamento, um momento único. Vamos trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento do nosso Estado, assim como de toda a região Amazônica”, frisou.

PARLAMENTO AMAZÔNICO

O Parlamento Amazônico é uma entidade que reúne parlamentares com o intuito de unir forças políticas e discutir temas de interesses comuns entre nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Parlamento Amazônico  busca soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes e Rafael Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo