Governo de Rondônia
27/04/2024

TURISMO

Governo de Rondônia traça ações para tornar cidades rondonienses mais acolhedoras para turistas

29 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

No evento, o Governo de Rondônia reuniu secretários municipais, representantes regionais e demais atores envolvidos no turismo do Estado

O II Encontro de Gestores Municipais de Turismo de Rondônia, realizado no município de Pimenta Bueno na terça e quarta-feira (28), é uma iniciativa do Governo do Estado, a fim de traçar estratégias para fortalecer os atrativos turísticos de Rondônia, além de ser um período para compartilhamento das boas práticas e de avanços do setor, tanto para a economia, com a geração de emprego e renda, quanto para a sustentabilidade do Estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a promoção de um turismo mais sustentável e consciente, assim como a maior integração e alinhamento entre os gestores municipais do turismo, o estabelecimento de parcerias para fortalecer o setor, são alguns dos principais resultados esperados com esse evento.

Investimentos para o turismo fizeram parte dos debates

‘‘Rondônia tem um potencial turístico incrível, e através das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado em diversas áreas, temos alavancado o Turismo de Pesca, o Turismo Rural, Turismo Gastronômico, além de ser ideal para o Turismo de Negócios, sendo o Estado com a menor taxa anual de desemprego do país, e outros diversos segmentos. Com os programas executados pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Secretaria da Assistência Social, temos possibilitado o desenvolvimento dos municípios para atender aos turistas, com obras realizadas em diversos municípios, por exemplo, estamos investindo em infraestrutura para receber os visitantes”, ressaltou o governador.

O superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira, pontuou a importância da reunião entre os gestores municipais de turismo e a equipe do Governo de Rondônia, além de associações que promovem o setor no Estado. “Lançamos um desafio, de que cada município ou região possa criar uma rota turística, para assim desenvolvermos ações de fortalecimento em todo o Estado”, salientou, e agradeceu a presença dos participantes, reforçando ainda, como a troca de experiência foi enriquecedora para todos.

Governo de Rondônia fortalece o turismo nos municípios

INOVAÇÕES E INVESTIMENTOS

O Governo de Rondônia aproveitou a oportunidade para apresentar os investimentos e inovações, visando fomentar os negócios e os atrativos turísticos nos municípios. Uma dessas iniciativas são as ações do Governo na Cidade, desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), com a construção e revitalização de complexos de lazer e esportivos. Na cidade anfitriã do evento, por exemplo, está em fase de conclusão a obra de revitalização do Complexo Esportivo Brejão.

Outra ação, para ajudar no desenvolvimento do setor, é o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe), desenvolvido pela Secretaria Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), e que ajuda aqueles que querem empreender.

Além disso, também fez parte dos debates o fortalecimento do Turismo Rural, com auxílio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO); e a ofertas de cursos voltados ao turismo, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

Rondônia tem belezas naturais de impressionar turistas

PARTICIPAÇÃO

No evento, o Governo de Rondônia reuniu secretários municipais, representantes regionais e demais atores envolvidos no turismo, em uma programação que incluiu palestras, workshops e debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento do setor no Estado, que é rico em atrativos turísticos e possui uma diversidade de belezas naturais de impressionar, distribuídas nos 52 municípios.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (27), fizeram parte da programação palestras com as seguintes temáticas:

  • Cidade Receptiva; Investimentos Voltados para o Turismo; Inovação Turística; Turismo Rural; Impulsionando as Agências para o Turismo Receptivo; Turismo de Lazer; e, Investimentos Voltados à Infraestrutura Turística.

Na quinta-feira (28), foram temas em debate:

  •  Oportunidade de Empreender; Promoção Turística; Informações Turísticas; e, Ofertas de Cursos Voltados ao Turismo.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura e Larissa Malta
Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Meio Ambiente, Pimenta Bueno, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo