INVESTIMENTO

Com obras em todas as regiões de Rondônia, Governo fortalece desenvolvimento e atrativo para moradores e turistas

27 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Pimenteiras do Oeste é um dos municípios que está sendo revitalizado com obras do Governo de Rondônia

Praças, bosque, pista de caminhada; porto; ginásio e campo esportivo fazem parte das diversas obras de construção e revitalização que estão em andamento, em todas as regiões do estado de Rondônia. O investimento é de mais de R$ 60 milhões, oriundos da ação Governo na Cidade, uma parceria entre Governo do Estado e município e, também, de emendas parlamentares junto à bancada Estadual.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o incremento de mais obras nas cidades tem como proposta; tornar o Estado ainda mais desenvolvido e atrativo para moradores e turistas. ‘‘Indicadores sociais, ambientais e econômicos reconhecem Rondônia em destaque nacional, como polo de desenvolvimento e qualidade de vida, e para avançar ainda mais, o Governo está deixando os municípios com melhor estrutura urbana’’, salientou.

De acordo com a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), que coordena as ações do Governo na Cidade, as obras estão em execução nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Ariquemes; Buritis; Cabixi; Cacaulândia; Cacoal; Cerejeiras; Chupinguaia; Colorado do Oeste; Jaru; Ouro Preto do Oeste; Parecis; Pimenta Bueno; Pimenteiras do Oeste; Rio Crespo; Rolim de Moura; Santa Luzia d’Oeste; Seringueiras; Theobroma; Vilhena; e em Porto Velho e seus distritos de Nova Califórnia, Extrema e São Carlos.

PORTO NO CONE SUL

Em Pimenteiras do Oeste, por exemplo, cidade localizada na região do Cone Sul, às margens do rio Guaporé, com pouco mais de 2 mil habitantes, mas de uma beleza de impressionar moradores e turistas, e com forte potencial para a pesca esportiva, o Governo de Rondônia executa a ampliação da rampa de acesso ao porto municipal.

O investimento é de R$ 142.5 mil e deve deixar mais confortável o embarque e desembarque de passageiros, assim como mais seguro fluxo de carga e descarga de mercadorias pelo porto. No município, o Governo investiu também em outras obras já realizadas para melhorar a infraestrutura urbana, como o Portal da entrada da Cidade, no letreiro na orla no Guaporé, e a melhoria na Praça Quilombolas.

Em Ouro Preto do Oeste, já está mais de 90% executada a obra de ampliação e reforma do bosque municipal

BOSQUE NA REGIÃO CENTRAL

Na região Central do Estado, em Ouro Preto do Oeste, já está mais de 90% executada a obra de ampliação e reforma do bosque municipal, com ampliação da pista de skate, construção de espaço truco e grama sintética, campo society, espaço playground e recapeamento da pista de caminhada. O investimento é de R$ 683 mil e representa o resgate de um dos principais pontos turísticos do município, que é reconhecido como Estância Turística de Rondônia.

CAPELA NA ZONA DA MATA

Na Zona da Mata, em Rolim de Moura, está em construção a capela mortuária municipal, local de cerimônias fúnebres, que acolhe as famílias na despedida de entes queridos. A obra está em fase de conclusão e o investimento aplicado é de mais de R$ 179,9 mil.

Na região, também está em andamento, em Santa Luzia d’Oeste, a reforma do Balneário Municipal, com investimento de R$ 2,5 milhões e a construção da praça municipal, com investimento de mais de  R$ 5,1 milhões; e a reforma do Ginásio Expedito, em Alta Floresta d’Oeste, com custo de R$ 500 mil.

COMPLEXO TURÍSTICO NO VALE DO GUAPORÉ

No Vale do Guaporé, no município de Seringueiras, está em construção uma infraestrutura turística, denominada Parque do Buriti, localizado na Rua Salvo da Paixão Batista. O investimento ultrapassa R$ 2,6 milhões e contempla parque pista de caminhada, playgrounds; pontes de madeira; pergolados; quiosques; estacionamento e a ampliação do lago.

Em Pimenta Bueno está em fase de conclusão, a obra de revitalização do complexo Brejão

COMPLEXO ESPORTIVO NA REGIÃO DO CAFÉ

Na região do Café, em Pimenta Bueno, está em fase de conclusão a obra de revitalização do complexo Brejão. Um investimento de quase R$ 1,8 milhão, e que contempla uma pista de caminhada, sanitários, iluminação pública, campo de areia, drenagem e urbanização do campo de futebol, faixa de serviço, alambrado e portão com guarita.

PISTA DE CAMINHADA NO VALE DO JAMARI

No Vale do Jamari, em Ariquemes, está em construção um estacionamento com pista de caminhada. O investimento é de mais de R$ 840 mil. Na mesma região, no município de Buritis está em construção um ponto de mototáxi, na Avenida Porto Velho, com custo que ultrapassa R$ 70 mil.

PRAÇAS NA REGIÃO MADEIRA-MAMORÉ

Em Porto Velho estão em andamento, as obras de revitalização de praça no distrito de Nova Califórnia, com investimento de R$ 2,2 milhões; a construção de pista de caminhada em Extrema com investimento de mais de R$ 2,4 milhões e a reconstrução da praça, localizada no Distrito de São Carlos, com investimento superior a R$ 1,9 milhão. E são diversas outras obras em execução espalhadas por Rondônia, deixando o Estado mais atrativo e desenvolvido.

GOVERNO NA CIDADE

A ação Governo na Cidade foi criada pelo Governo de Rondônia  e é desenvolvida no âmbito da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp). A iniciativa contempla obras que proporcione mais opções de lazer, bem-estar e qualidade de vida aos rondonienses.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça, Felipe Cipriano e Bruno Motoyama

Alta Floresta do Oste, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Cacoal, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Esporte, Governo, Governo Fez e Faz, Jaru, Lazer, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, Seringueiras, Theobroma, Vilhena