28/04/2024

INSTITUCIONALISMO

Governo de RO fortalece transparência e união de esforços durante abertura do Ano Legislativo

28 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O evento aconteceu no plenário da Casa de Leis e reuniu autoridades de órgãos representativos do Estado, autoridades políticas, sociais e público em geral

A união de esforços e a harmonia entre os Poderes, para o fortalecimento de ações voltadas à população e ao desenvolvimento de Rondônia, foram destacados pelo Governo do Estado durante a solenidade de abertura do Ano Legislativo, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) na terça-feira (27). O evento aconteceu no plenário da Casa de Leis e reuniu autoridades de diversos órgãos representativos do Estado, bem como autoridades políticas, sociais e público em geral.

Durante a Sessão Ordinária na Casa de Leis, as autoridades destacaram os novos rumos da administração pública, bem como a importância de Rondônia nesse sentido, uma vez que, tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo têm se destacado em avaliações de órgãos de fiscalização e controle, no que diz respeito aos bons critérios de transparência e agilidade de acesso ao controle de contas e investimentos públicos.

Governo destaca parceria de todos os Poderes para o desenvolvimento do Estado

Em seu pronunciamento, o governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou, a importância da independência dos Poderes, da democracia e principalmente da parceria entre o Executivo e o Legislativo, por meio da qual, diversos projetos de relevância à sociedade foram e estão sendo consolidados. “A Assembleia Legislativa tem sido um farol de democracia, um espaço onde as vozes do povo ecoam e se transformam em ações concretas em prol do bem-estar de todos os rondonienses. Hoje quero destacar, especialmente, o compromisso da Casa de Leis em avaliar e discutir as propostas do Governo do Estado, sobretudo aquelas voltadas para a melhoria dos nossos municípios”, salientou.

AVANÇOS

Na ocasião, Marcos Rocha agradeceu aos parlamentares pelos trabalhos desenvolvidos e destacou as mudanças positivas que aconteceram em Rondônia em diversas áreas, como a Segurança Pública, Saúde e Educação, e também apontou os avanços da Agricultura, Pecuária, Extrativismo e Turismo.

O governador reconheceu que a ALE-RO tem grande parcela de participação na construção de políticas públicas municipalistas, cujo foco é priorizar investimentos em todos os municípios do Estado, a fim de valorizá-los, e promover melhor qualidade de vida e bem-estar às pessoas. “Os bons resultados que Rondônia vem colhendo ao longo dos últimos anos passam necessariamente pela Assembleia Legislativa, que prontamente estuda e auxilia o Executivo em todos os aspectos, de modo a termos mais agilidade e eficiência, entre a construção da ideia e a entrega da política pública a quem tem esse direito”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz, destacou o compromisso do Governo de Rondônia e da Casa de Leis para os trabalhos voltados ao desenvolvimento do Estado.  “Ressaltamos a importância de todas as ações para o avanço do Estado. Fortaleceremos essa atenção às ações de melhoria que beneficiam todos os setores da economia e à população”, enfatizou.

Texto: Rômulo Azevedo e Paulo Ricardo
Fotos: Ésio Mendes

Cerimônia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Municípios, Rondônia, Serviço, Sociedade