Governo de Rondônia
18/04/2024

CAPACITAÇÃO

Ministério da Saúde e Sesau realizam capacitação com foco na redução da mortalidade infantil em Rondônia

03 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Oficina Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – (AIDPI)

Com o objetivo de reduzir morbidade e mortalidade infantil de crianças entre 2 meses e 5 anos de idade por meio da melhoria da qualidade da atenção prestada à criança por profissionais da saúde, o Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realizou a Oficina Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) para médicos e enfermeiros que atuam na atenção básica de saúde no município de Porto Velho.

A Estratégia AIDPI não é estabelecer diagnóstico especifico de uma determinada doença, mas identificar sinais clínicos que permitam a avaliação e a classificação adequada do quadro, além de fazer triagem rápida quanto à natureza da atenção requerida pela criança.

Dois técnicos do Ministério da Saúde estão qualificando esses profissionais, que terão três pilares básicos: o primeiro é a capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção, com a consequente melhoria da qualidade da assistência prestada; o segundo é a reorganização dos serviços de saúde; e o último é a educação em saúde, na família e na comunidade, de modo que haja participação de todos na identificação, na condução e na resolução dos problemas de saúde dessa família, especialmente dos menores de anos de idade.

Ricardo Soletti

De acordo o facilitador do MS, Ricardo Soletti, as condutas preconizadas pela AIDPI incorporam todas as normas do Ministério da Saúde relativas à promoção, prevenção e ao tratamento dos problemas infantis mais frequentes, como aquelas relacionadas ao aleitamento materno, à promoção de alimentação saudável, ao crescimento, desenvolvimento e a imunização, assim como o controle dos agravos à saúde, como: desnutrição, doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas e malária, entre outros.

Ricardo Soletti disse ainda que desde o ano passado que o Ministério da Saúde vem propondo essa parceria com os Estados. “Essa iniciativa do Estado, através da Sesau, é de suma importância, pois esses profissionais da atenção básica terão uma sistematização no atendimento à criança de forma integrada, e também padroniza condutas, ou seja, qualifica essa equipe para fazer um bom atendimento”, ressaltou o facilitador.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS a taxa de mortalidade infantil no Brasil está em constante declínio e, atualmente, essa média é de 26,3 óbitos a cada mil nascidos vivos.

Leia mais:

Estudantes participam de projeto de prevenção ao trauma relacionado ao álcool no Hospital de Base em Porto Velho

Doadoras de leite materno são homenageadas pelo Banco de Leite Santa Ágata


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo e Arquivo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo