Governo de Rondônia
26/04/2024

DOADORAS

Doadoras de leite materno são homenageadas pelo Banco de Leite Santa Ágata

31 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Homenageadas pelo Banco de Leite Santa Ágata

O mês de maio é dedicado às doadoras de leite materno, várias ações são realizadas para incentivar e mostrar a importância de ser doadoras. Em Rondônia, de 19 a 24 de maio, comemora-se a semana de doação de leite, onde foram realizadas diversas atividades e campanhas para que mais mães tenham esse ato de amor, sendo doadora.

Como forma de agradecimento, o Banco de Leite Santa Ágata reuniu as mães doadoras e ex-doadoras para um café da manhã, onde aconteceu sorteios de brindes, brincadeiras e orientações.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Edilene Macedo, de janeiro a abril deste ano, aproximadamente, foram realizados mais de 8 mil atendimentos individuais, cerca de 350 mulheres foram cadastradas e mais de 170 litros de leite humano já foram coletados. “Esse café da manhã que oferecemos hoje para essas mães não é nada diante do ato grandioso que elas realizam. Doar leite materno é um ato de amor, que salva vidas”.

Elen Pereira é doadora de leite materno desde nascimento do seu primeiro filho e na segunda gestação foi diferente. No primeiro momento a mãe do Ricardo Oliveira Pereira de um ano de idade procurou o Banco de Leite para pedir ajudar, pois não conseguia amamentar, foi recebida pela equipe que ajudou em todo processo de amamentação, e foi tão bem sucedida que se tornou uma doadora. “A palavra que tenho é de gratidão, através do Banco de Leite consegui amamentar meus dois filhos que hoje são completamente saudáveis, e ainda consigo ajudar outras crianças e as mães”.

Mãe doadora de leite materno é Milene Barreto

Outra mãe doadora de leite materno é Milene Barreto, que também procurou o Banco de Leite para pedir ajudar, pois não conseguia amamentar seu filho Manoel que hoje tem um ano de idade. “Eu não imaginava que, após toda orientação que tive para amamentar corretamente meu filho, me tornaria uma doadora. A equipe do banco de leite realizou meu cadastro, foi aprovado e hoje eu faço doação de dois frascos por semana, isso pra é muito gratificante, conseguir ajudar outras crianças”.

Em todo estado existem duas unidades disponíveis para as mães que quiserem doar. Uma delas é o Banco de Leite Santa Ágata, localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, telefone (69) 3216-5715. A outra está na Unidade Básica de Saúde Ernandes Índio, localizado na Avenida Mamoré. O telefone para contato é (69) 3901-3266.

Leia mais:

 Banco de Leite pontua mais de 8 mil atendimentos com promoção da doação e apoio ao aleitamento materno


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Sângela Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo