17/07/2024

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Hospital Regional de Cacoal promove curso de Libras e facilita a comunicação entre servidores e pacientes surdos

15 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Na manhã desta sexta-feira (15), aconteceu a formatura do 1º Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pelo Hospital Regional de Cacoal. Oito servidores concluíram o curso e receberam o certificado.

Professor Cristhyan fala da importância do curso para o Hospital Regional de Cacoal "Hoje não há mais bloqueio de comunicação aqui"

Professor Cristhyan destacou a importância do curso para os servidores do hospital, pois não há mais bloqueio de comunicação

“Este curso foi muito importante para facilitar a comunicação com o paciente surdo. Agora perguntar seu nome, idade e quais sintomas ele está sentindo se tornou algo simples”, destacou a agente em atividades administrativas, Katielen Mara Hetkowski, que atua na área de serviço social.

De acordo com Cristhyan Ralf Araújo Carneiro Oliveira Santos, um dos professores que ministraram o curso, que teve 80 horas de duração, os servidores se saíram muito bem, e a facilidade de comunicação já é visível.

“Este curso foi muito bom para o Hospital Regional de Cacoal que antes tinha bloqueio de comunicação com os pacientes surdos. Hoje esse paciente pode chegar ao hospital que haverá profissionais capacitados, que conseguirão compreendê-los e atendê-los de forma muito satisfatória”, ressaltou o professor, que também é surdo.

Para o diretor do Complexo Hospitalar de Cacoal, Marco Aurélio Vasques, esse curso era uma demanda antiga. “No Hospital Regional de Cacoal, além de atendermos pacientes surdos, temos servidores surdos. Então este curso, além de facilitar a comunicação com os pacientes, ajuda na comunicação entre os próprios servidores”.

É o caso do servidor, Cristiano Adolfo Oenning, que há seis anos trabalha como agente administrativo no HRC. Cristiano já havia sugerido a ideia de um curso de libras para os servidores, e agora se diz muito feliz com a conclusão deste curso.

“Antes eu só conseguia me comunicar com meus colegas de trabalho, principalmente, através da escrita. Eu via os outros conversando e sempre ficava quieto no meu canto. Foi daí que sugeri ao meu gerente a realização de um curso. Hoje estou feliz que outros servidores conseguem se comunicar comigo através da linguagem de sinais. Mas o aprendizado é gradativo e esse foi só o primeiro passo”, conclui Cristiano, que já aguarda novos cursos.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin