Governo de Rondônia
28/04/2024

RETROSPECTIVA 2019

Governo fecha 2019 com ações positivas que beneficiaram alunos e servidores da educação estadual

26 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os aulões foram realizados no decorrer de 2019 e contribuíram com o preparo dos estudantes para a realização do Enem

Durante o primeiro ano desta gestão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve como principal alvo vencer os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e para isso, aulões preparatórios em todas as áreas de conhecimento foram ofertados aos alunos da rede pública estadual.

Os aulões foram realizados no decorrer de todo o ano de 2019, no formato itinerante, com parcerias de instituições de ensino superior, e ainda organizados pelas coordenadorias regionais de educação. Somente em Porto Velho mais de mil aulões foram realizados pela Seduc.

Outra ação de governo que beneficiou à Educação foi o pagamento de pecúnias referente à licença prêmio e retroativo de progressão dos servidores, como forma de valorização e reconhecimento de direitos.

TRANSPORTE

Estudantes que utilizam o transporte aquaviário, às margens do rio Madeira

A Seduc assumiu, este ano, o transporte aquaviário de alunos do Baixo Madeira, atendendo tanto a rede estadual quanto municipal, possibilitando o início do ano letivo para os estudantes dos distritos ao longo do rio Madeira, na Capital. O Estado licitou e contratou, em menos de quatro meses, a empresa Ilairana, que opera com aproximadamente 80 embarcações fazendo o transporte fluvial de crianças e adolescentes da região ribeirinha.

Um levantamento minucioso sobre a situação da empresa que presta o serviço do transporte escolar terrestre em Porto Velho foi desenvolvido por uma comissão montada pelo Governo de Rondônia, em cumprimento à decisão judicial do Ministério Público do Estado, que determinou a intervenção no serviço municipal. Diante da intervenção, o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, foi designado como interventor, também resolvendo o problema dos estudantes, principalmente na zona rural.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Quanto à educação integral, o Programa Escola Novo Tempo atende estudantes de 11 escolas e tem como proposta melhorar a qualidade do ensino nos estabelecimentos da rede pública estadual por meio da adesão ao Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC).

Estudantes aprendem a ter alto conhecimento com ensino integral

Até o ano de 2024, a meta é tornar Rondônia uma referência da região Norte na formação dos estudantes do ensino integral, proporcionando formação acadêmica de excelência, competências para transitar na sociedade do século XXI e formação com foco num projeto de vida.

SEGURANÇA E FORMAÇÃO

O Plano de Segurança Pública para as escolas do Estado foi reforçado para maior segurança dos alunos e professores, evitando que casos de violências ocorram dentro dos estabelecimentos educacionais, ampliando a parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança (Sesdec) e o patrulhamento escolar.

A formação de professores, quilombolas e indígenas também fez parte do trabalho realizado este ano pela Seduc, além de curso de Libras, educação inclusiva e formação técnica. O turismo educacional foi promovido com a parceria da Seduc e a Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Envolvendo professores de História, foram realizadas formações, concursos de redação com alunos da rede sobre os pontos turísticos de Rondônia e concursos de artes sobre as belezas do Estado.

 

Leia Mais:

Seduc reúne coordenadores para deliberar sobre planejamento para 2020

 Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV realiza formatura dos concluintes do ensino médio

 Servidores da Seduc fazem testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C

 Escola de Tempo Integral Heitor Villa Lobos conclui ensino médio de 161 alunos

 Seduc e Agevisa realizam testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C para servidores

 Projeto Guaporé de Educação Integral alinha oficinas na Escola Honorina Lucas de Brito

 Em Vilhena, governo divulga programação para reserva de vagas e matrículas online

 Noite de Talentos da Seduc é destaque com espetáculos artísticos em Porto Velho

 Alunos do Projeto Voar são recebidos com festa no encerramento das atividades 2019

 Rondônia conquista Medalha de Ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Secom/Seduc
Fotos: Cléber Souza/ Chapinha Paes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Cursos, Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo