Governo de Rondônia
01/05/2024

PLANEJAMENTO

Governo esclarece proposta de reestruturação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Rondônia

10 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário George Braga e o diretor interino

Secretário George Braga e o diretor interino da Asper, Hiran Castiel, em reunião com membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa

Para regulamentar os serviços de transporte, energia, telefonia, saneamento, comunicações, entre outros, em Rondônia, o governo do estado esclareceu, nesta semana, aos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, questões relacionadas ao projeto de lei que institui a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Rondônia (Asper).

O secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, e o diretor interino da agência, Hiran Castiel, falaram sobre a importância para o estado estruturar o órgão que, entre outras atribuições, fiscalizará serviços prestados por empresas terceirizadas.

Os esclarecimentos foram solicitados pela comissão antes de encaminhar a proposta para votação no Plenário, que deverá acontecer nas próximas semanas. George Braga apresentou a proposta e focou nos requisitos do regime especial da lei, que segue o modelo utilizado nas agências de âmbito federal. “A reestruturação da agência abrange independência decisória aos diretores e presidente, questão importante para que não haja intervenção política nas decisões da instituição”, disse o secretário, completando que também fazem parte dos requisitos inseridos no projeto, a autonomia financeira, transparência na atuação, delimitação de funções e excelência técnica para ocupação dos cargos, com exigência de atuação por cinco anos na área para gestores e realização de concursos públicos para analistas e técnicos.

Para o secretário, instituir a Asper representa mudança na qualidade dos serviços prestados à população, disponibilizando um canal como alternativa para que ela possa recorrer quando necessário. “A implantação de tarifas sociais, por exemplo, é outro requisito previsto na reestruturação da agência. A ideia é diminuir os valores pagos hoje para ter acesso aos serviços. É necessária a aprovação da agência, pois hoje ela só existe no papel. Não possui atribuições e cargos técnicos e isto é necessário para decisões tão importantes relacionados aos serviços que recebemos”, destacou George Braga.

IMPLANTAÇÃO

O diretor interino da agência, Hiran Castiel, explicou que a Asper foi criada em 2010, cumprindo exigência federal para recebimento dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nossa intenção é buscar a efetiva atuação da agência para que exerça seu papel no mercado econômico de Rondônia”, disse.

O deputado Adelino Follador presidiu a reunião, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e parabenizou a presença da equipe do estado por demonstrar interesse em esclarecer as questões à Casa de Leis e considerar as observações apresentadas pela comissão. Foi apresentada ainda uma emenda para diminuir de quatro para dois anos o mandato da diretoria e outra para que ela passe pela análise da Assembleia antes de ser empossada. “Todos os projetos deveriam ser debatidos desta maneira”, argumentou Follador.

O debate do assunto também teve a participação dos deputados estaduais, Laerte Gomes, como relator da matéria; Jesuíno Boabaid; e Léo Moraes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Legislação, Rondônia, Serviço, Sociedade, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo