27/04/2024

Plano Estratégico do Estado de Rondônia 2024 a 2027

Governo do Estado de Rondônia

Este documento sintetiza o processo de elaboração do plano estratégico do Estado de Rondônia pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, por meio da Coordenação de Políticas Públicas – CPP e pela Casa Civil, por meio da Coordenadoria de Soluções para Melhorias e Alcance de Resultados – Somar. A elaboração ocorreu em várias etapas, dentre elas a realização de diagnósticos (externos e internos), a identificação dos desafios, a definição dos resultados esperados, e por fim, a priorização dos principais desafios, para implementação de soluções e resolução dos problemas identificados.

Para definir a missão, a visão e os valores, bem como os desafios e resultados que compõem o plano estratégico, o governo de Rondônia contou com o apoio de consultas públicas, dirigentes e compromissos assumidos, além da experiência e do conhecimento de seus técnicos. Esse panorama colaborativo contribuiu com a construção de um planejamento estratégico que prioriza o atendimento efetivo aos cidadãos, o desenvolvimento socioeconômico, a qualificação de servidores e dirigentes, a transparência e a governança de qualidade.

A partir desse cenário, foram identificados os principais desafios a serem enfrentados pelo Estado no quadriênio 2024-2027, juntamente com os resultados necessários para superar cada um deles, aspirando um desenvolvimento sustentável e harmonioso. Todo esse trabalho foi organizado em sete eixos temáticos, visando o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental do Estado de Rondônia.