AVANÇOS

Governo de Rondônia tem investido nas melhorias de abastecimento de água em Porto Velho

01 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Reservatório de águas elevado, no bairro Nacional

O município de Porto Velho tem recebido uma mudança expressiva de cenário, com as obras oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, acompanhadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp.

O exemplo prático dessa atuação, são os avanços das obras de reservatórios de água em diferentes bairros da Capital. É o que já acontece no Bairro Nacional, zona Norte da cidade, onde a construção do reservatório elevado ultrapassa a marca de 85% de execução feita, com previsão de conclusão para junho deste ano. O reservatório elevado conta com capacidade para 250.000 litros de água tratada. Um investimento de R$ 107.022,33 (cento e sete mil, vinte e dois reais e trinta e três centavos), que serão convertidos em mais impulsionamento no abastecimento de água em todo o bairro.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos, Elias Rezende, desde o início da gestão, a Seosp tem retomado os trabalhos, visando dar celeridade na entrega para benefício da população. “O Governo de Rondônia tem cumprido com o compromisso de levar saúde e bem-estar a todos, por meio da promoção de obras robustas, que objetivam aprimorar o abastecimento de água, oferecendo um serviço essencial para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores. Com certeza, uma mudança significativa de cenário às famílias do Bairro Nacional, que passarão a contar, em breve, com reforço no abastecimento de água em suas residências”, destacou.

COMPROMISSO

Reservatório de águas apoiado, no Bairro Mariana

Porto Velho também já conta com o reservatório semienterrado Pantanal, com capacidade para 2.000 m³ de água tratada, que impacta positivamente no fluxo de abastecimento de água na Capital. O reservatório está sob gerenciamento da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd. Com isso, a capital de Rondônia caminha a passos largos no âmbito de melhorias e ampliação de abastecimento de água.

No Bairro Três Marias, zona Leste da cidade, as obras do reservatório apoiado Mariana, com capacidade para 3.500 m³ de água tratada, seguem com 55% de execução. Conforme explicado pela coordenadora do PAC/Seosp, Graciele Dummer, o reservatório irá beneficiar os bairros: Três Marias, Lagoinha, Cascalheira, São Francisco, Mariana, Marcos Freire, Ronaldo Aragão, Cidade Jardim e Ulisses Guimarães. Uma obra robusta, orçada em R$ 550.857,20 (quinhentos e cinquenta mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e vinte centavos).

“Trata-se de uma obra robusta, de grande relevância para as comunidades desses bairros. O avanço desse trabalho reafirma o compromisso do Governo de Rondônia, por meio da Seosp, em primar pela saúde e qualidade de vida da população portovelhense. A entrega desse reservatório está prevista para acontecer ainda este ano”, pontuou Graciele.

MAIS INVESTIMENTOS

O andamento da construção dos reservatórios de água traz consigo, a expectativa de mudança de vida para muitas famílias de Porto Velho, uma vez que, em algumas regiões, há interrupções no abastecimento de água. Cenário este que está prestes a mudar, com o avanço das obras.

É o que acontece na execução da ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA, que terá uma vazão de 1.000 litros/segundo. A ETA vai funcionar em conjunto com a ETA já existente, que possui capacidade para 600 litros/segundo. A obra já alcançou 57% de execução, um avanço significativo que mudará drasticamente o sistema de abastecimento de água da região, após a sua conclusão. Um investimento de R$ 15.791.872,62 (quinze milhões, setecentos e noventa e um mil, oitocentos e setenta e dois reais e sessenta e dois centavos).

MAIS DE 70 km DE REDE

Paralelo às obras dos reservatórios e ETA, o Governo de Rondônia, por meio da Seosp, segue também, com a execução da rede de distribuição de água tratada, que contará com a instalação de 73.435 metros de rede de água, em toda a cidade de Porto Velho. A empresa executora tem realizado os serviços de escavação, assentamento e reaterração dos tubos. Todo o trabalho é iniciado e concluído no mesmo dia, minimizando assim, o impacto na vida dos moradores. Até o momento, foram executados mais de sete mil metros de rede. O governador de Rondônia, Marcos Rocha explicou a importância dessa obra à população. “As ações que estamos desenvolvendo trarão benefícios incontáveis para nossa população. Com a distribuição de água tratada, chegando diretamente nas residências das famílias, estamos levando mais saúde e qualidade de vida a diversos bairros de Porto Velho”, pontuou.

A conclusão dessa extensa rede de distribuição de água é um desafio para a gestão estadual, e por isso conta com a colaboração e a compreensão da população, uma vez que a obra trará benefícios duradouros para todos.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Bruno Motoyama

Água, Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde