Governo de Rondônia avança na instalação da rede de água tratada em Porto Velho

02 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Ação já contempla aproximadamente 60 ruas com a instalação da rede de água tratada

A execução das obras de instalação da rede de água tratada em Porto Velho, segue em andamento. O avanço dos trabalhos já alcança a marca de dez quilômetros de tubulação de rede, na Capital. Os serviços fazem parte do pacote de ações do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que vem sendo destravado gradativamente pelo Governo de Rondônia, desde 2019. O gerenciamento e a fiscalização das frentes de serviços são atuados pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos  – Seosp.

Conforme explanado pela coordenadora do PAC/Seosp, Graciele Dummer, os trabalhos tiveram início em de fevereiro. A empresa executora tem realizado os serviços de escavação, assentamento e reaterração dos tubos. Toda a execução é iniciada e concluída no mesmo dia, diminuindo assim, o impacto na vida dos moradores.

“Trata-se de uma importante obra, que vai impactar positivamente na qualidade de vida da população. Já contamos com o avanço considerável. Temos quatro quilômetros de instalação de rede sob terra e outros seis por via asfáltica. O intuito da Seosp é avançar ainda mais, primando pela qualidade dos serviços e a segurança dos moradores”, pontuou.

EXECUÇÃO

A ação já contempla aproximadamente 60 ruas com a instalação da rede de água tratada, distribuídas em diferentes bairros da zona Sul e Leste de Porto Velho. O intuito é atingir a meta de quase 74 quilômetros de rede de distribuição em toda a cidade. Uma marca histórica que fará parte do progresso e desenvolvimento da Capital de Rondônia, proporcionando, consequentemente, mais qualidade de vida e saúde aos portovelhenses.

Toda a execução é iniciada e concluída no mesmo dia

O titular da Seosp, Elias Rezende, destaca o salto quanto à efetivação das obras do PAC no município. “O avanço dessas obras, tanto na Capital quanto nos municípios de Jaru e Ji-Paraná, que também são contemplados com as obras de melhorias e ampliação de abastecimento de água, como reflexo da seriedade e compromisso da atual gestão do executivo estadual. A qualidade de vida do rondoniense caminha para uma nova realidade, com a promoção de obras de irão refletir na saúde do morador, tendo sua casa abastecida com água potável”, enfatizou.

Com a execução de instalação da rede de água e o andamento da construção de reservatórios, o Governo de Rondônia movimenta o montante de R$ 133 milhões só na Capital, que será convertido em saúde e qualidade de vida. De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o impulsionamento das obras oriundas do PAC, sob gestão do Governo do Estado, reafirma o compromisso em primar pela saúde dos rondonienses.

“Quando falamos de água tratada, destacamos a melhoria da saúde de nossa gente e ao mesmo tempo, também nos referimos à solução diante de intercorrências, no abastecimento de água nas casas. É sobre um contexto de mudança de vida que estamos trabalhando e vamos concluir, contemplando nossa população com o melhor”, enfatizou o governador.

MAIS OBRAS

Em Jaru, os trabalhos de instalação da rede já seguem em andamento. Ao todo, serão 96 quilômetros de rede interligadas nas residências. Em Ji-Paraná, a execução está mais avançada, com a preparação para a ligação das redes domiciliares à Estação de Tratamento de Água – ETA, um marco que entrará para a história da cidade, sanando um problema de abastecimento intermitente. Com isso, todo o município passará a contar com 100% de abastecimento de água em suas residências.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Vanessa Kendsy

Água, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde