Governo de Rondônia
27/04/2024

PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Escola Castelo Branco promove palestra sobre drogas e DST

09 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra - Babiá - 8-6-Qt 010

Sabiá, como é conhecido, utilizou recursos eletrônicos em sua palestra.

A escola estadual de ensino fundamental e médio Castelo Branco, de Porto Velho, promoveu nesta segunda-feira(8), palestra sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e drogas aos alunos dos 9ºs anos. O diretor Jeferson Sales afirmou que as palestras são importantes para fortalecer o discurso de prevenção às drogas e de prevenção às doenças sexuais, sobretudo a AIDS.

“São ações pontuais, sobre temas específicos, que podem colocar os jovens em alerta sobre os riscos à vida”, ressaltou Jeferson. Na palestra desta segunda (8), o palestrante Sebastião Leitão de Araújo apresentou números preocupantes. Segundo ele, no mês de março foram registrados 28 novos casos de pessoas contaminadas com o vírus da AIDS, em Porto Velho.

“Esse número é oficial, mas há um contingente de contaminados que não sabem que tem o vírus”, destacou o técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ainda segundo ele, o que reforça a necessidade dessas palestras é o fato de que a maioria das pessoas contaminadas tem de 16 a 30 anos de idade. “São nossos jovens, que têm suas vidas ameaçadas e comprometidas pelo uso de drogas e relações sexuais sem uso de preservativos”, ressaltou Sebastião Araújo.

A palestra utilizou depoimentos e reportagens em vídeo para sensibilizar os alunos dos riscos. Paula, de 14 anos, disse que seus pais têm dificuldade em tocar nesses assuntos. “Não sei se por falta de tempo ou por constrangimento, meus pais quase não falam sobre esses assuntos”, afirmou a estudante.

A vice-diretora Joelma Oliveira lembrou que a escola tem feito o possível para alertar os alunos desses problemas, mas a família e, sobretudo, os pais, são fundamentais para manter seus filhos distante das drogas. “Sem a participação dos pais fica quase impossível manter os jovens distantes desses perigos”, disse Joelma.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo