Governo de Rondônia
20/04/2024

EDUCAÇÃO

Educação e Magistratura de Rondônia selam parceria na capacitação de professores visando proteção à infância e adolescência no Estado

08 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de combater o cenário de violações de direitos contra crianças e adolescentes, o Governo de Rondônia por meio da secretaria de Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), selaram parceria entre as instituições nesta quinta-feira (05), visando à capacitação de professores para fortalecer a proteção à infância e adolescência no Estado.

O projeto denominado “De Mãos Dadas – A Justiça e a Escola por uma Infância e Adolescência Protegida”, foi elaborado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, e formatado pela Emeron para ser realizado em parceria com a Seduc. De acordo com o Tribunal de Justiça, Rondônia se destaca de forma negativa com uma das maiores taxas de abuso sexual de menores no Brasil e Porto Velho a Capital com maior índice de vítimas desse crime.

A união entre as instituições visam combater as violações de direitos contra crianças e adolescentes

O projeto prever a realização de cursos de capacitação para os professores e demais agentes educacionais das escolas públicas, ministrados pelos assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário de Rondônia, fortalecendo a visão dos professores no reconhecimento de possíveis sinais de violência e alterações comportamentais dos estudantes.

Para o diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, esta é uma parceria muito importante, pois é necessária uma força tarefa para combater estes crimes. “Acredita-se que a mobilização possa contribuir para o exercício profissional mais apurado na condução de situações de dificuldades emocionais de crianças e adolescentes, assim como as violências contra esse público, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda”, pontuou.

O secretário de Estado da Educação, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, ressaltou o compromisso do Governador Coronel Marcos Rocha, quanto a uma educação de qualidade e proteção dos estudantes desde a infância a fase juvenil. “Temos que nos unir na proteção dos nossos estudantes, desde a criança ao adolescente, porque crimes como estes causam grandes transtornos na cabeça de uma criança e adolescente, podendo torna-los adultos conflitosos e consequentemente uma sociedade mais transtornada”, ressaltou.

O lançamento do projeto “De Mãos Dadas” está previsto para o próximo mês de maio. A e tutoria será prestada inicialmente na sede da Emeron em Porto Velho pela equipe do Núcleo Psicossocial da instituição.

De acordo com a direção da Emeron a primeira etapa está prevista para ser realizada de maio a dezembro do próximo ano, com a segunda e terceira sendo desenvolvidas de março a novembro nos dois anos seguintes, estendendo o projeto para o interior do estado. Segundo a direção serão aproximadamente 7.800 vagas a serem ofertadas, sendo realizadas 90 turmas com 30 professores cada já em 2020.

 

Leia Mais:

 Governo de Rondônia antecipa segunda parcela do 13º salário para esta sexta-feira

 Aluna refugiada venezuelana faz exposição de pinturas na Escola Orlando Freire

 Servidores do governo de Rondônia presenteiam crianças carentes em adesão à campanha Papai Noel dos Correios

 Espetáculo de cores marca o Natal de Luz do Palácio Rio Madeira com mensagens de amor à família

 Vencedores do primeiro concurso Merendeira Nota 10 são premiados em Porto Velho

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cléber Souza / Gustavo Sanfelici
Fotos: Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo