CAPACITAÇÃO

Aula Magna marca início da primeira “Pós-Graduação em Gestão Educacional” para gestores de escolas militarizadas no Brasil

10 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A abertura contou com a participação de alunos da Capital e demais municípios do Estado

O Governo de Rondônia deu início à Aula Magna da primeira “Pós-Graduação em Gestão Educacional de Escolas Militarizadas no Brasil”. O curso é resultado de uma parceria estabelecida entre o Governo por meio da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e uma instituição de ensino superior. O evento aconteceu na segunda-feira (8), no novo campus da faculdade, e contou com a participação de 84 alunos do município de Porto Velho, além de alunos do interior, que acompanharam de forma remota e síncrona.

Segundo a titular da Seduc, Ana Pacini, a Gerência de Formação Pedagógica da Secretaria está coordenando todos os aspectos do curso, desde a mobilização até o acompanhamento da formação dos novos gestores. “É um curso de especialização único, totalmente customizado para atender às necessidades específicas das escolas cívico-militares e militares do Estado”, ressaltou.

PRIMEIRA DO PAÍS

O curso vai abordar conteúdos essenciais à gestão educacional eficiente

Segundo a gerente de Formação Pedagógica, Silvânia Gregório, é importante ressaltar que essa pós-graduação representa um marco histórico, sendo a primeira do país a abordar de forma específica e customizada, a gestão educacional de escolas militarizadas e cívico-militares. “Segundo nossas pesquisas, até então, não havia sido desenvolvido nenhum curso semelhante, o que reforça a inovação e a relevância dessa iniciativa para o cenário educacional brasileiro”, explicou.

SOBRE O CURSO

Com carga horária de 360 horas, e previsão de encerramento para 2025, o curso abordará uma variedade de conteúdos essenciais à gestão educacional eficiente, tais como:

• Princípios e Métodos em Gestão Educacional;
  • Políticas Públicas e Legislação Educacional;
  • Gestão Pedagógica e Avaliação, entre outros.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Altair Chacão

Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade