Governo de Rondônia
27/04/2024

SENSIBILIZAÇÃO

Ações socioeducativas são desenvolvidas em escolas e instituições de Ji-Paraná

14 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Além da promoção de pit stop educativo, foi realizada a oficina de capacitação sobre planejamento do orçamento doméstico, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

O município de Ji-Paraná tem recebido ações socioambientais em escolas e instituições, alinhadas às obras do Sistema de Esgotamento Sanitário.  Na última semana, além da promoção de pit stop educativo, foi realizada a oficina de capacitação sobre planejamento do orçamento doméstico, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As atividades fazem parte do Projeto de Trabalho Socioambiental, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, como ações de compensação social, e contrapartida do Governo de Rondônia.

Os trabalhos são gerenciados e fiscalizados pela Secretaria de Estado de Rondônia (Seosp). A oficina contou com a participação de moradores da região, que na oportunidade obtiveram informações sobre métodos de aplicação de tecnologias voltadas ao empreendedorismo, visando a geração de renda; conduzida pela economista representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Naiara Fernanda. Para uma das participantes da oficina, Maria de Jesus, a ação chegou em boa hora, como uma virada de oportunidade.

“Quando soube da oficina, decidi participar porque acredito que vai agregar com algo na minha vida. Mesmo amamentando não pretendo ficar parada, e quero focar em coisas novas para melhorar a minha área financeira. Uma iniciativa positiva do Governo do Estado, criando oportunidades que vão fazer a diferença na vida de cada participante que esteve aqui”, declarou Maria de Jesus.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A equipe do Projeto de Trabalho Socioambiental do PAC/ Seosp realizou, também,  a oficina sobre educação sanitária, com a participação de alunos e professores do Centro Educativo Dom Bosco, uma Organização da Sociedade Civil (OSCs). Na oportunidade, foram explanados os cuidados de higienização nas casas e com os alimentos.

O professor Igor Souza da Silva, que esteve na ação, afirmou estar satisfeito com a iniciativa do Governo de Rondônia, uma vez que o assunto levado às escolas torna os alunos agentes multiplicadores das informações. “Falar sobre educação sanitária é importante aos jovens, que levam para casa todo o aprendizado adquirido, conscientizado também os pais. Além disso, os alunos podem compartilhar os assuntos com amigos de outras escolas. Passamos por um processo de transformação na cidade com as obras de esgoto em muitas ruas de Ji-Paraná, um benefício que vai chegar para nós. Uma ação positiva”, ressaltou.

Ações educativas também chegam às comunidades do município

AÇÕES ASSERTIVAS

Conforme explicou a fiscal do projeto de Trabalho Socioambiental, Helen Talita Torres, os trabalhos são contínuos e objetivam desenvolver ações de sensibilização da população local acerca da implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário. “Levar informações às instituições e escolas faz parte do nosso propósito, com metodologia eficaz, didática e de fácil compreensão. Dessa forma, trabalhamos a conscientização quanto à importância do saneamento básico, bem como os benefícios que as obras trarão ao município. Um trabalho que temos obtido êxito, mediante a participação do público contemplado”, destacou Talita. As ações do Trabalho Socioambiental também acontecem nos municípios de Jaru, Porto Velho e distrito de União Bandeirantes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Bruno Motoyama
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo