02/08/2024

DESENVOLVIMENTO E LAZER

Governo de RO torna distrito de São Carlos mais acolhedor e desenvolvido com praça revitalizada

01 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de R$ 2 milhões de recursos próprios do governo de Rondônia foram investidos para revitalização da praça

A felicidade tomou conta dos moradores do distrito de São Carlos, na manhã desta quarta-feira (31), com a entrega da praça revitalizada pelo governo de Rondônia. O renovado cartão postal da localidade é uma homenagem à força, história e cultura desse povo ribeirinho, que aprendeu a viver em harmonia com a natureza, e que faz do lugar um recanto da paz e regionalidade do estado.

Com a obra, o distrito de Porto Velho, localizado na região do Baixo Madeira, se destaca como atrativo turístico amazônico. O cenário encantador, inicia pelo rio, que é o caminho para chegar até São Carlos, uma comunidade pequena e acolhedora. No lugar, algumas pousadas e restaurantes, casas simples e cheia de pessoas importantes à história do estado, que agora tem a beleza a mais, do espaço de lazer e esporte totalmente transformado.

Equipamentos para prática de atividades físicas

As melhorias realizadas na praça pelo governo de Rondônia tiveram um investimento de cerca de R$ 2 milhões com recursos próprios do estado e contemplam a revitalização do ginásio; quadra de vôlei de areia; espaço de convivência; playground; academia tubular; palco e calçada para caminhada.

A obra é gerenciada e fiscalizada pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), e faz parte do pacote de obras realizadas no âmbito da ação Governo na Cidade, que tem construído e revitalizado diversos espaços de lazer e esporte, para promover a qualidade de vida da população, e o desenvolvimento dos municípios e seus distritos.

QUALIDADE DE VIDA

Durante a cerimônia de inauguração da praça revitalizada, moderna e com acessibilidade, o governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a obra é forma de valorizar as famílias dos distritos com um espaço agradável para o lazer, diversão, e atividades esportivas, além de proporcionar desenvolvimento ao distrito.

A cerimônia aconteceu no ginásio revitalizado

O governador Marcos Rocha salientou que, o governo do estado vem realizando várias entregas em São Carlos para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Quando chegávamos aqui, era só lama, poeira, mas com os investimentos feitos pelo estado, o distrito está 80% asfaltado. Abrimos estrada para melhorar o acesso na região, entre outras ações, e voltamos ao distrito para entregar esta praça, para ampliar as opções de lazer e esporte na comunidade, para que São Carlos fique ainda mais bonito e desenvolvido.”

O secretário da Seosp, Elias Rezende enfatizou que, o compromisso de levar mais qualidade de vida aos moradores do distrito fez o governo vencer todas as dificuldades que existem ao fazer uma obra em locais de difícil acesso, como é o caso de São Carlos. “Os materiais para construção da praça foram transportados de balsa, não foi fácil, mas ultrapassamos os obstáculos para construção da praça, feita com carinho e pensando no bem-estar dos moradores.”

Janaína Silva aproveitou a praça com os filhos

A titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, que esteve no distrito para entrega de kits de enxovais do programa Mamãe Cheguei à gestantes e para instruir a população sobre o acesso aos demais programas sociais do governo, também destacou a importância da praça na promoção de um ambiente melhor às famílias de São Carlos. “Desejamos que os moradores aproveitem bem a praça, e que contribua para o desenvolvimento do distrito.”

VALORIZAÇÃO

Os moradores, de crianças a idosos, demostraram gratidão pela valorização dada ao distrito. A dona de casa Janaína Silva, 29 anos, levou os três filhos para brincarem na praça e aprovou cada uma das novas opções de lazer e esporte. ”Eu amo morar em São Carlos, de ficar na beira do rio, e a praça era uma coisa que a gente sempre quis, e o governo entregou ela maravilhosa. É uma alegria, antes as crianças só brincavam no quintal de casa, agora poderei vir todos os dias aqui me divertir com elas”, disse.

O aposentado Luiz Queiroz de Lima agradeceu a melhoria

O aposentado Luiz Queiroz de Lima, 73 anos, também compartilha do mesmo sentimento de satisfação com a praça revitalizada. ”A gente sabe que para fazer qualquer construção aqui é com muita dificuldade, o transporte é por água, tem que subir barranco, mas o governo de Rondônia cumpriu esse compromisso com os moradores e estamos satisfeitos. O momento me faz lembrar do meu passado, como criança do Baixo Madeira, eu brincava com bola de seringa e agora as crianças têm essa linda praça, que fará bem para todos nós”, expressou.

OUTRAS AÇÕES DE DESTAQUE

• A Subdelegacia presente na localidade foi reformada, no ano passado, pelo governo, por meio da coordenação da Seosp. As melhorias de forma geral no prédio não aconteciam desde a década de 1980.  No local, as polícias Civil e Militar trabalham unificadas, e atendem, além da comunidade de São Carlos, demandas do distrito de Nazaré e a Comunidade de Nova Aliança, fazendo a cobertura de segurança para cerca de três mil pessoas.
  • Nova obra do governo deixa São Carlos mais atrativo

O governo também realizou outro feito em São Carlos, o primeiro curso técnico realizado no Distrito. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) entregou em 2023, diplomas de técnico em Administração para 31 formandos da comunidade.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Milton Castelo e Guilherme Ribeiro

Cerimônia, Cidadania, Distritos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Lazer, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo