02/07/2024

CAPACITAÇÃO

Oficina voltada aos cuidados à vítima de violência sexual e abortamento será realizada em Ariquemes

02 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A oficina vai abordar os diferentes aspectos que envolvem a resposta à violência sexual

Entre os dias 3 e 5 de julho, o governo de Rondônia promove, em Ariquemes, a “2ª Oficina da Atenção e Ampliação do Acesso a Vítima de Violência Sexual e Abortamento”. O objetivo é proporcionar reflexões sobre a qualidade do serviço desenvolvido, e ampliar as competências técnicas e humanas necessárias à atenção à saúde universal, integral e centrada na pessoa sobrevivente de violência sexual e abortamento, com enfoque em direitos, incluindo aspectos relacionados à legislação vigente e serviços existentes. O evento vai acontecer no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), localizado na Avenida Tancredo Neves, nº 2.700.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Subdiretoria Técnica de Saúde e Coordenadoria de Atenção Materno Infantil, a oficina vai abordar os diferentes aspectos que envolvem a resposta à violência sexual, abrangendo o acolhimento e a identificação da pessoa sobrevivente, avaliação de suas necessidades, habilidades de comunicação, cuidados clínicos, documentação e encaminhamento de casos, tendo em conta as especificidades para o atendimento de mulheres, crianças e adolescentes.

INTERAÇÃO

O evento também vai oferecer um momento para perguntas e respostas entre os participantes e palestrantes, como uma forma de interação para tirar dúvidas. Além disso, haverá ainda, atividades estimulantes sobre o tema.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, oficinas de capacitações ajudam a ampliar o acesso à saúde, descentralizando o atendimento e promovendo cuidados humanizados em toda rede SUS. “O estado tem investido em capacitações e iniciativas que proporcionem o desenvolvimento da saúde integral da população”, ressaltou.

REFLEXÃO E EXPANSÃO

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher da Sesau, Patrícia Queiroz, além das reflexões sobre a qualidade do serviço no estado, a oficina visa expandir as competências técnicas e humanas voltadas à pessoa sobrevivente de violência sexual.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, pontuou sobre as oficinas. “Essas iniciativas são essenciais para garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para oferecer um atendimento humanizado e eficiente”, afirmou.

INSCRIÇÃO

O evento tem como público-alvo profissionais de saúde da Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ambulatorial, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e maternidade dos municípios adjacentes desta Regional de Saúde. Além de técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), Conselho Tutelar, Delegacias, Ministério Público, Educação, Conselhos da Mulher, Conselho de Saúde, Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).

Os profissionais do município, que estejam interessados em participar da capacitação, podem realizar sua inscrição através do link https://doity.com.br/qualificacao-da-atencao-e-ampliacao-do-acesso-a-vitima-de-violencia-sexual-e-abortamento.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Lara Lívia
Fotos: Talita de Sá

Ariquemes, Capacitação, Cidadania, Cursos, Governo, Governo Fez e Faz, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade