30/06/2024

CAPACITAÇÃO

Rondônia é destaque em formação continuada para professores e técnicos educacionais

16 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Objetivando a capacitação dos profissionais e aperfeiçoar planos de aula, o Governo oferta formações continuadas para educadores do Estado

Com o intuito de capacitar profissionais e aperfeiçoar planos de aula, o Governo de Rondônia, por meio da Gerência de Formação Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, ofertou várias formações continuadas para professores em sala de aula, no primeiro semestre de 2023.  Algumas já ocorreram em Buritis, São Francisco do Guaporé e Cerejeiras com os temas: Equidade, desenvolvimento e cidadania e Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Até o final deste ano, acontecerão, ainda, mais formações, sendo três etapas de Libras em Cerejeiras e quatro encontros para Costa Marques, bem como, formações aos gestores das escolas militares. Haverá também, encontro formativo para professores de Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol) da Rede Estadual de Ensino de Rondônia.

Os próprios técnicos e formadores da Seduc ministram todas formações, atendendo às necessidades das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, em todo o Estado. Em Pimenta Bueno, a oferta foi voltada a habilidades e competências frente às avaliações externas.

Segundo a gerente de Formação Pedagógica, Silvânia Gregório Carlos, cada formação tem seu plano de ação individualizado. “Nossa prioridade é contribuir com a práxis do professor da sala de aula, auxiliando, tanto o professor quanto o gestor e vice, orientador educacional e coordenador pedagógico das escolas estaduais, visando garantir uma educação de qualidade ”, salientou.

A Secretaria de Estado da Educação atende, por meio de uma equipe multidisciplinar, os psicólogos lotados nas escolas estaduais e os assistentes sociais pertencentes às unidades escolares.

Para o governador Marcos Rocha, a formação é uma oportunidade para todo corpo docente das escolas para aprimorar seus conhecimentos. “As vantagens são inúmeras e a educação do Estado só tem a ganhar. Na secretaria temos uma equipe muito bem preparada e formadores qualificados que propõem estratégias aos educadores vencerem os desafios encarados, diariamente, nas escolas”, destacou.

FORMAÇÃO EM LIBRAS

A gestão tem atuado na formação em Libras para seus servidores da Rede Pública Estadual de Ensino

A Língua Brasileira de Libras já é reconhecida como oficial no Brasil e cumpre um papel fundamental na inclusão social, especialmente, na área da educação, a fim de facilitar a comunicação da comunidade surda dentro das escolas. Com esta atenção, o Governo tem atuado na formação continuada em Libras para seus servidores da Rede Pública Estadual de Ensino.

A formação em Libras é dividida em quatro etapas, como uma somatória de 160 horas e tem seu público-alvo, os professores de sala de aula regular, sala de recurso e técnico educacional, que são os cuidadores, e estes têm demonstrado muito interesse, participando das capacitações. As aulas são ministradas pela a intérprete e formadora de Libras, Clefer Fernanda Ramos Cardoso, e por um professor que é surdo, Jadilson Serafim, como uma forma de praticar.

De acordo com Clefer Fernanda, a metodologia utilizada nas aulas garante um desempenho alto por parte dos formandos. “A carga horária é extensa porque Libras tem gramática própria, leva tempo para aprender e assimilar. Todavia, o educador que nunca teve contato com a língua, consegue conversar já na primeira semana. Já o professor que nos acompanha contribui para que isso aconteça, pois nada melhor que um surdo para conversar em Libras, força a mente e aprendizado flui de maneira mais tranquila”, salientou a intérprete.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Clefer Fernanda

Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Governo Itinerante, Rondônia, Servidores, Sociedade