16/07/2024

SAÚDE

Nova turma de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do Hospital Regional de Cacoal começa em março

15 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

No sábado, 13, foram realizadas as provas para o curso de Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Cacoal, no auditório do HRC. Além da prova escrita, os candidatos passaram por avaliação oral e análise de currículo.

O Hospital Regional de Cacoal é o primeiro da região norte a oferecer a residência, que teve início em 2011. O primeiro aprovado para o curso, o odontologista José Leozir Pedroso Junior, conclui a residência em cirurgia bucomaxilofacial já em março deste ano.

José Leozir é o primeiro a cursar a Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial do HRC

“Este curso foi fundamental para o meu crescimento profissional. Através dele nós aprendemos a tratar todos os tipos de deformidades e traumas que envolvem a região bucomaxilofacial. Foi um grande aprendizado, no total de 8 mil e 640 horas de curso, com profissionais de excelência. Tenho orgulho por ter sido o primeiro residente do Hospital Regional de Cacoal e muito feliz por tudo o que aprendi com esta residência”, ressaltou José Leozir.

De acordo com o diretor do Complexo Hospitalar de Cacoal, Marco Aurélio Vasques, que também é cirurgião bucomaxilofacial, a residência oferecida pelo Hospital Regional de Cacoal tem se consolidado cada vez mais.

“Essa é uma residência que tem evoluído a cada dia. Em março formamos a primeira turma. Além disso, tivemos recentemente o credenciamento pelo Ministério da Educação. O Governo de Rondônia está traçando para o HRC o caminho do desenvolvimento e da educação também. Além de oferecer os serviços à saúde da população, estamos formando profissionais de qualidade”, concluiu Vasques.

A Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do Hospital Regional de Cacoal tem início já no 1º dia de março. O curso constitui-se de modalidade de formação pós‐graduada “especialização lato sensu, modalidade treinamento em serviço”, na área temática Saúde Bucal, com área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

O Programa tem duração de três anos, com carga horária total de 8.640 horas, distribuídas em carga horária semanal de 60 horas. Durante o curso, o residente deverá ter dedicação exclusiva à Residência, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do Programa. Durante o curso, o residente terá direito a receber bolsa trabalho mensal, do Ministério da Educação, no valor de R$ 2.976,26 (dois mil, novecentos e setenta e seis reais e vinte e seis centavos).

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin