Governo de Rondônia
Friday, 24 de September de 2021

MEIO AMBIENTE

Viveiro de mudas é espaço de aprendizagem para alunos da Escola Monteiro Lobato, em Rolim de Moura

11 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes da Seduc visitam o viveiro da Ecoporé, em Rolim de Moura

Representantes da Seduc visitam o viveiro da Ecoporé, em Rolim de Moura

Cerca de 30 pessoas, entre representantes de escolas de Rolim de Moura e servidores da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), visitaram o viveiro de produção de mudas da Associação Ecológica Ecoporé. O objetivo foi conhecer como funciona o projeto Viveiro Cidadão, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, e a integração da Escola Estadual Monteiro Lobato.

São mais de 200 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que participam das aulas práticas no viveiro de produção de mudas da Ecoporé e aprendem, com os técnicos da associação ecológica, sobre mata ciliar, reciclagem, produção de mudas, separação correta dos resíduos sólidos, importância da horta escolar, educação alimentar, recursos hídricos, além de dinâmicas educativas sobre a importância da preservação da biodiversidade.

Há cerca de dois meses, Leonardo Ribas Amaral, representante da Ecoporé, monitora a oficina de meio ambiente da escola, que faz parte das atividades do programa Mais Educação, do governo federal.  “O viveiro está sendo um local destinado à formação dos estudantes e a nossa equipe está satisfeita com os resultados obtidos”, comenta Ribas, ressaltando que a ideia é ampliar a parceria para que outras as escolas que participam do programa também tenham o mesmo sucesso.

De acordo com vice-diretora da escola, Joana da Costa Oliveira, dentro do programa Mais Educação a escola trabalha com seis oficinas, entre elas a do meio ambiente, que envolve a educação ambiental. “A gente percebe que os alunos ficam mais interessados quando levamos a aula para dentro do viveiro. É nítida a mudança de comportamento dos nossos alunos em relação às questões ambientais. Eles estão se tornando mais conscientes”, relatou.

Marcelo Ferronato, coordenador do projeto Viveiro Cidadão, conta que é gratificante para Ecoporé auxiliar as escolas na oferta de espaço de aprendizagem e interação dos alunos com a natureza. “Cada muda que é doada e plantada pelos agricultores representa avanço na qualidade ambiental da região, e cada semente de conhecimento que estas crianças carregam consigo quando nos visitam, representa a esperança em um futuro mais justo, solidário e de respeito aos nossos recursos naturais”, pondera.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Educação, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe