SEGURANÇA

Unisp entregue pelo Governo de Rondônia reforça ações da Segurança Pública no município de Buritis

17 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A Ordem de Serviço da obra foi assinada pelo Governo de Rondônia em 2022

O Governo de Rondônia tem investido fortemente na segurança público nos municípios. O exemplo prático dessa atuação foi construção da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), em Buritis. A obra é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp). A inauguração da unidade ocorreu na terça-feira (16).

Durante o ato solene, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da implantação da unidade, uma vez que fortalecerá a integração entre as Forças de Segurança Pública. “Com a Unisp, temos melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento adequado aos moradores de Buritis, na região do Vale do Jamari”, salientou.

Na ocasião, o titular da Sesdec, Felipe Vital reforçou que a secretaria vem trabalhando para consolidar a integração entre as Forças de Segurança Pública. “Com essa integração reduzimos drasticamente, o tempo de permanência do cidadão na delegacia, com um atendimento mais humanizado”, destacou.

A OBRA

Ao todo foram investidos, R$ 2.947.290,76 (dois milhões, novecentos e quarenta e sete mil, duzentos e noventa reais e setenta e seis centavos), por meio da Unidade Orçamentária, Fundo Nacional de Segurança Pública – Funesp. Esse valor foi aplicado, na obra de construção, equipamentos, ar condicionado e mobília.

A Ordem de Serviço da obra foi assinada em 15 de junho de 2022 e as obras concluídas em 30 de abril de 2023. Ao todo são 21 Unidades Integradas de Segurança Pública em Rondônia.

A Unidade de Buritis conta ainda com uma sala de acolhimento para mulheres e crianças vítimas de violência, e a implantação da mesma, foi possível graças ao Programa Empresa Amiga da Segurança Pública. A participação das pessoas jurídicas no Programa, dar-se-á exclusivamente, sob a forma de doações de:

. Materiais de papelaria e higiene;

. Equipamentos de escritório;

. Eletrônicos;

. Informática;

. Veículos e motocicletas;

. Realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação das instituições, ou outra forma conveniente à questões relativas à Segurança Pública.

A Unisp visa fortalecer a integração entre as forças de Segurança Pública

A equipe técnica da Seosp esteve presente durante toda a execução dos serviços, regularizando o projeto inicial da obra e atuando na parte da fiscalização, conforme o andamento das atividades. Visando dar mais estrutura ao prédio e conforto para os servidores que atuam diariamente prestando serviços à população, o projeto realizado pasta contemplou a parte de pintura, limpeza, manutenção predial, regularização do solo, além de manutenção na parte elétrica e hidráulica e revestimentos dos pisos e paredes.

O titular da Seosp, Elias Rezende também esteve presente na inauguração e ressaltou a relevância da revitalização do prédio da Unisp para o município.  “Essa obra é aguardada pela população e pelos servidores que trabalham aqui há anos. Após dada a ordem de serviço para início das obras, realizamos todas as atividades em menos de doze meses e, agora, podemos dizer que Buritis conta com uma Unisp preparada e equipada para receber quem precisa dos serviços ofertamos aqui”.

SOBRE A UNISP

A Unisp visa fortalecer a integração entre as forças de Segurança Pública: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros; garantindo o atendimento adequado à população. O prédio da UNISP está localizado na Avenida Porto Velho s/n, Setor 1, Quadra 6 – A.

MAIS SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO

O vendedor Romário Barros morador do município ressalta que, agora, a segurança da comunidade será reforçada. “A cidade precisava muito dessa Unisp. Agradeço ao Governo do Estado que tem trabalho em benefício da população conforme a necessidade de cada localidade”, evidenciou.

Do mesmo sentimento compartilha a merendeira Zelia Alvez. Emocionada, ela conta o que a Unisp representa para ela e todos na cidade. “Representa proteção e segurança principalmente para as mulheres”, afirmou.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Ésio Mendes