Governo de Rondônia
28/04/2024

ACESSO À SAÚDE

Unidade fluvial da Policlínica Oswaldo Cruz leva atendimentos em saúde para comunidades ribeirinhas

04 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Ação resultou em 1.109 atendimentos nas áreas de clínica médica, triagem, testes de glicemia, testagens rápidas e pediatria

Serviços em saúde foram realizados, por meio do barco Policlínica Oswaldo Cruz – POC Fluvial nas comunidades de Demarcação, Calama, Ressaca, Papagaio, Santa Catarina, Nazaré, Cavalcante e São Carlos. Foi uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau juntamente ao Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO e Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – TRE/RO, com o objetivo de levar, entre outros atendimentos, acesso à saúde mediante equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e reguladores do Sistema Único de Saúde – SUS, entre os dias 19 a 29 de setembro.

A ação resultou em 1.109 atendimentos nas áreas de clínica médica, triagem, testes de glicemia, testagens rápidas e pediatria. Também foi feita a distribuição de 1.568 medicamentos. A coordenadora do barco, Liriane Souza, ressaltou sobre a ação que, “a Unidade de Saúde POC Fluvial é uma estrutura móvel de atendimento médico e prestação de serviços em saúde, que opera em rios e canais. Estamos empenhados e trabalhando para que toda a população do Estado receba o devido atendimento com especialistas, promovendo o acesso à saúde”, afirmou. 

Foi a 5ª missão realizada pelo POC Fluvial esse ano,  que contou com a organização de uma equipe multidisciplinar em saúde, e cada servidor teve diversas atribuições a realizar, desde montar equipamentos, auxiliar na triagem, organizar os pacientes, distribuir medicamentos, acompanhando o usuário do Sistema Único de Saúde – SUS até o atendimento final.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha destacou acerca da relevância dos serviços realizados. “O objetivo da gestão estadual é poder oferecer saúde para todos, e o POC Fluvial possibilita isso, evitando deslocamentos cansativos, levando atendimento e serviços para perto da população”, concluiu. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Liriane Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo