Governo de Rondônia
16/04/2024

ESPORTE

Time Rondônia Infantil estreia nos Jogos Escolares da Juventude nesta quarta-feira, em João Pessoa

21 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Dança folclórica marcou a abertura dos Jogos Escolares em João Pessoa

Dança folclórica marcou a abertura dos Jogos Escolares em João Pessoa

Com bastante entusiasmo e ávidos por medalhas, os alunos-atletas do Time Rondônia iniciam nesta quarta-feira (21) a participação em sete das nove modalidades individuais oferecidas nesta fase infantil nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em João Pessoa (PB). Nesta terça-feira (20) à noite, o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, abriu oficialmente a competição no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Simultaneamente, em várias praças esportivas os atletas entram nas disputas nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, xadrez e no judô, modalidade de maior representatividade do Time Rondônia nesta fase individual, de 12 a 14 anos. “Estou aqui para ganhar. Vou dar o máximo da minha potência”, declarou Tamily Dias, de Ariquemes, que vai participar das três provas do ciclismo.

De Porto Velho, Gustavo Maxwell também está na capital paraibana firme na proposta de medalha no tênis de mesa. “Se cheguei até aqui foi pelo esforço e dedicação. Agora quero voltar pra casa orgulhoso, com medalha”, disse Maxwell, que participa pela primeira vez nos Jogos Escolares da Juventude.

Os JEJ são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e fomenta prática desportiva entre jovens e tem como incentivo a descoberta de novos talentos. “O compromisso com o esporte escolar em Rondônia é uma determinação do governador Confúcio Moura, que vislumbra o início de um celeiro de grandes atletas de alto rendimento no cenário estado e do País”, disse a secretária de estado de Educação, professora Fátima Gavioli.

ABERTURA

O evento iniciou com a apresentação de uma dança de quadrilha pelo grupo folclórico Sesc Paraíba num ato de valorização de difusão da cultura nordestina. Em seguida, a quadra esportiva recebeu o desfile das delegações de 26 estados e do Distrito Federal e do país vizinho Argentina, que enviou atletas do atletismo para esta fase dos JEJ a convite do COB.

Ginástica rítmica é uma das modalidades da competição

Ginástica rítmica é uma das modalidades da competição

Pelo protocolo do cerimonial, o evento seguiu com canto do hino nacional brasileiro e os juramentos de atletas e dos árbitros. Por fim, a tocha olímpica foi conduzida em desfile por atletas renomados até o acendimento da pira olímpica pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

O revezamento da tocha ficou por conta da judoca Sarah Menezes; Zé Marco, prata em Sidney no vôlei de praia; Angélica Kvieczynski, medalhistas em Pan-Americanos; Daniel Paiola, medalhistas em Pan-Americanos; Laís Nunes, prata no Sul-Americano Santiago/2014 e Matheus Santana, ouro nos Jogos da Juventude Nanquim/2014.

Por fim, o ministro Leonardo Picciani declarou abertos oficialmente os Jogos Escolares 2016 destacando que o evento ocorre em momento especial para o esporte brasileiro, logo após a realização bem sucedida dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dos Paralímpicos, também no Rio de Janeiro. “Agora chegou a vez de vocês”, disse.

Leia mais:
Time Rondônia Infantil embarca para competição nacional em João Pessoa; Judô é uma das potencialidades individuais


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: COB - Comitê Olímpico Brasileiro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Lazer, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo