27/04/2024

EDUCAÇÃO INDÍGENA

Territórios Etnoeducacionais são discutidos em encontro que reúne mais de 200 gestores educacionais, em Ji-Paraná

18 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A constituição dos territórios etnoeducacionais  evidencia a prática da Educação de forma múltipla e particularizada

A abertura do I Encontro Regional dos Territórios Etnoeducacionais, promovido pelo Governo de Rondônia, e que reúne comissões gestoras dos territórios etnoeducacionais dos Cinta Larga, Tupi Mondé, Tupi Tuparí, Txapakura e Yjhukatu aconteceu na segunda-feira (16). O encontro, realizado por meio da Gerência de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, segue até sexta-feira (20), em Ji-Paraná .

O evento contou com a presença de representantes da Seduc, e teve a participação da titular da pasta, Ana Lúcia Pacini; representantes do Ministério Público Federal; da Universidade Federal de Rondônia – Unir e Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, contando com mais de 200 participantes. Para o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, esta pauta é muito importante para a construção da educação escolar indígena. Com a discussão será possível buscar ações inovadoras que se adequem às realidades sociais, históricas e culturais de cada comunidade étnica.

Segundo Rosângela Marum, gestora da Coordenação Regional de Educação – CRE de Ji-Paraná, a constituição dos territórios etnoeducacionais é um marco de fundamental relevância, que evidencia a prática da Educação de forma múltipla e particularizada, objetivando fomentar a língua materna. “Através desta ação será possível constituir espaços para discussões, acolhendo políticas públicas eficazes voltadas ao sistema educacional, com foco nas comunidades indígenas”, destacou.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Cléber Souza

Capacitação, Cerimônia, Cultura, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Rondônia, Serviço, Sociedade