11/05/2024

EDUCAÇÃO

Termina nesta quarta-feira Encontro Pedagógico que visa reduzir evasão escolar em Rondônia

21 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Termina nesta quarta-feira (21), no Rondon Palace, em Porto Velho, o 2º Encontro Pedagógico dos Programas de Correção de Fluxo Escolar “Se Liga” e o “Acelera Brasil”, que visam corrigir a distorção idade série nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A parceria entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) começou em 2014 e já está presente em 90 escolas de 21 dos 52 municípios rondonienses.

Estudos apontam que a distorção idade/ano escola é uma das causas da evasão

São mais de 160 professores (estaduais e municipais) envolvidos com os dois programas. O 2º Encontro teve início na segunda-feira, com a presença de professores, coordenadores regionais e municipais de Educação e demais técnicos da rede pública de ensino inscritos nos programas.

“Estudos apontam que a distorção idade/ano escolar é uma das causas principais da evasão escolar em todo o País”, disse a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli.

Ainda segundo ela, os dois programas da Seduc contemplam milhares de alunos no estado e, com isso, a tendência é a redução da evasão escolar em Rondônia. “Trata-se de dois programas que ensinam com qualidade, que buscam corrigir a idade/ano escolar sem perder de vista o conteúdo pedagógico fundamental para continuidade dos estudos do aluno”, pontuou Fátima.

Texto: Fabio Arantes
Fotos: Chapinha