ENCONTRO

Terceira Conferência Estadual de Saúde Mental vai acontecer em Porto Velho, de 27 a 29 de junho

10 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Participação social na garantia de serviços de saúde mental será um dos temas abordados

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia – CES/RO e Conselho Nacional de Saúde – CNS, realizará nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho, a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, com o eixo, “Fortalecer e garantir políticas públicas: o Sistema Único de Saúde  – SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”. A conferência acontecerá em uma faculdade particular, situada na rua Matrinchã, na cidade de Porto Velho, a partir das 8h.

O primeiro dia contará com a abertura dos trabalhos com palestra “Magna da Psicóloga” e a coordenadora da Conferência Nacional de Saúde Mental, Marisa Helena Alves que irá expor o Eixo Principal da V CNSM.

A conferência será dividida em quatro sub-eixos, sendo eles: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;  Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A conferência acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho

O evento é um espaço democrático previsto na Lei n° 142/90, e deve ser realizada a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde em cada nível de governo.

A Conferência Estadual faz parte de uma das etapas para realizar a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental – CNSM, maior evento participativo da área no Brasil, organizada pelo CNS e realizada pelo Ministério da Saúde, que acontecerá nos dias 8 a 11 de novembro, em Brasília – DF.

Os delegados que participarão do evento foram eleitos em conferências que ocorreram em níveis municipais ou regionais, já os convidados a participarem da conferência são secretários de Saúde dos municípios e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde, representantes do Poder Judiciário e gestores municipais, além disso, acadêmicos e comunidade em geral podem participar como observadores.

Para as pessoas que têm interesse em participar como observadores podem se inscrever no neste link

OUVIDORIA

Para aprimorar o contato com a população é importante que as sugestões, denúncias ou solicitações sejam dirigidas à Ouvidoria da Sesau, pelos números 0800-647-7071 (até às 13h); (69) 98482-1370/(69) 3212-8300, ou pelo e-mail ouvidoriasus.ro@gmail.com.

Texto: Ludmary Nascimento
Fotos: Daiane Mendonça