Governo de Rondônia
27/04/2024

DIA DO RIM

Tema sobre “Saúde dos Rins, Exame de Creatinina para Todos” é apresentado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

14 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Foram realizadas testagens rápidas e orientações sobre a saúde do rim

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (14), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, o Governo de Rondônia realizou a abertura da ação de promoção à saúde renal, com o tema “Saúde dos Rins, Exame de Creatinina para Todos”. A ação também vai acontecer nos dias 15 e 16 de março, em ambiente externo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças renais. 

No primeiro dia, ocorreu um pit stop no corredor central do Hospital de Base, com testagem de glicemia, pressão arterial e exame de urina, e orientações para conscientizar os servidores, pacientes e acompanhantes sobre a saúde renal e a importância de realizar o exame de creatinina. 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a realização do exame é simples e gratuita e pode ajudar a identificar de forma precoce qualquer problema renal. “A população rondoniense pode utilizar os serviços ofertados na rede credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) para se prevenir”, salientou.

Segundo o enfermeiro nefrologista, Gilmar Meireles, “o exame de creatinina é importante para identificar, precocemente, algum tipo de desequilíbrio ou insuficiência renal e se houver, descobrir a causa e o nível da lesão para então realizar o tratamento correto”, destacou.

Um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, hidratação abundante, não consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, são primordiais para garantir uma boa saúde do rim.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha evidenciou que, as doenças renais são um problema de saúde pública, que afeta milhões de pessoas no mundo. “O Governo do Estado tem um serviço específico para atender a necessidade desses pacientes, mas é importante que toda a população contribua com a prevenção, mantendo uma vida saudável”, evidenciou.

PROGRAMAÇÃO

15 de março

  • 8h: Pit Stop externo na Avenida Calama, com Avenida Rio Madeira, próximo ao Porto Velho Shopping
  • Distribuição de material informativo

16 de março

  • 16h: Divulgação, Conscientização e Orientação no Espaço Alternativo de Porto Velho
  • Orientação sobre a importância do exame de creatinina
  • Testagens rápidas 
  • Avaliação com médico nefrologista (agendamento prévio)

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Brito
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Porto Velho, Porto Velho, Saúde, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo