Governo de Rondônia
05/05/2024

SÁUDE

Sesau e Ministério Público promovem seminários voltados para a atenção à saúde em Rondônia

21 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Promotores de Justiça de diversas comarcas do interior participam do seminário em Cacoal

Promotores de Justiça do Ministério Público de Rondônia, de diversas comarcas do interior do estado, estiveram reunidos na última sexta-feira (18) com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, e diversos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde para um Seminário sobre Atenção à Saúde.

Além de palestras e mesas de debates, um verdadeiro bate papo proporcionou aos promotores de justiça mais conhecimento sobre o sistema de saúde do estado de Rondônia. O encontro teve como objetivou principal otimizar tratativas entre gestores e técnicos.

De acordo com a promotora Rosângela Marsaro Protti, diretora do Centro de Apoio Operacional da Saúde, o encontro foi de extrema importância. “Os promotores nos solicitaram uma aproximação maior com a Sesau e nós temos trabalhado essa aproximação. O secretário de Estado da Saúde nos cedeu uma equipe para que a gente possa estreitar relações, trocar conhecimentos, para que a gente possa melhor atender o usuário do Sistema Único de Saúde, no interior do estado de Rondônia”, disse Rosângela.

Para a promotora de Justiça, o ponto principal é levar ao conhecimento dos técnicos da Sesau as dificuldades encontradas pelos promotores que atuam no interior de Rondônia. “Esse encontro, essa oficina de trabalho, é bem voltada para o atendimento das necessidades de saúde pública no interior do estado.  Nesse momento, nós podemos colocar à Sesau as dificuldades encontradas no interior para que a gente possa bem atender o usuário. Por isso daqui estão saindo tratativas importantes  entre a Secretaria Estadual de Saúde e Promotoria de Justiça atuantes no interior, de Cacoal ao Cone Sul e também a Zona da Mata”.

Em sua apresentação, o secretário de estado da Sáude, Williames Pimentel, citou como exemplo dos avanços da saúde em Rondônia, alguns dados sobre a saúde em Cacoal. De acordo com o secretário, o Hospital Regional de Cacoal saltou de três mil internações em 2012 para mais de seis mil internações em 2016. Já o número de cirurgias realizadas no HRC subiu de 1.690, em 2012, para mais de 4.500 cirurgias em 2016. O Heuro, por sua vez, realizou 5.744 internações em 2016.

“Esse é um momento de extrema importância, pois aproxima o Ministério Público, que é um órgão fiscalizador dos direitos do cidadão, com o poder executivo. Isso mostra que nós temos transparência e queremos melhorar cada vez mais a prestação de serviços públicos ao cidadão rondoniense. Essa unificação de processos, de ajudar, de prestar serviços de saúde coletivos é aprimorado. Avançamos muito já, mas nós queremos fazer muito mais. A ordem do governador Confúcio Moura é que a gente aprimore os processos, unifique a transparência com os órgãos de controle e fiscalizadores, para que a gente melhore a prestação de serviços ao cidadão que precisa de atendimento no SUS”, destacou o secretário de Sáude.

Leia mais:
 Técnicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz apontam avanços e indicadores positivos na saúde em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Justiça, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo