Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Servidores da Seduc participam do Projeto Peso Saudável

23 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Servidor é tem sua altura medida e o peso avaliado

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional (GPASO) e do Núcleo de Saúde Ocupacional (NOS), iniciou nesta terça-feira (23) o Projeto Peso Saudável destinado aos servidores. A chefe do  NOS, Sirlei Barros, afirmou que o projeto contará com avaliação física e nutricional, bem como o acompanhamento daqueles servidores que aderirem.

A equipe do projeto é composta pela chefe do NOS, Sirlei Barros; da nutricionista Rosana Reis , a estagiária em Serviço Social, Amanda Ariely Fernandes de Aguiar Nascimento, do estagiário em Educação Física, Leonardo Santos Feitosa, e da professora de Educação Física, Sirlei Faial, sendo esta última responsável pela avaliação física dos servidores.
O Projeto Peso Saudável tem como proposta a intervenção para o controle de ganho de peso e prevenção da obesidade, tendo como público alvo os servidores da Seduc.

“No Brasil, segundo dados obtidos junto ao Ministério da Saúde – de 2006 a 2016, as doenças crônicas avançaram e a diabetes teve um aumento de 61,8%; enquanto a hipertensão atingiu 14,2%. Sabe-se que mais da metade da população está com excesso de peso e 18,9% dos brasileiros estão obesos”, declarou Barros.
A nutricionista disse que o projeto visa prevenir o ganho de peso corporal e incentivar ações de reedução alimentar e a prática regular de atividade física.

” Dois aspectos estão relacionados ao excesso de peso e obesidade: o consumo de alimentos com alto valor calórico e a baixa frequência de atividade física. Hoje, os alimentos estão disponíveis no local de trabalho, o tempo para realização das refeições, estresse e o encorajamento dos colegas para a busca de opções saudáveis exercem importante influência no padrão nutricional dos servidores”, afirmou Reis.

A professora Faial estará nos próximos quatro dias fazendo avaliação física, relacionada a peso/altura e circunferência da cintura dos servidores e desenvolvendo ginástica laboral nesta terça-feira no 2º e 4º andar do Palácio Guaporé, na quarta-feira atenderá no 1º andar, na quinta-feira é a vez do térreo e na sexta-feira é a vez do atendimento no 3º andar, sempre no horário das 10 horas às 12 horas.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Valteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo