14/09/2024

CAPACITAÇÃO E GESTÃO

Servidores da saúde de Rondônia participam da 1ª Oficina do Projeto Fortalece SES com Ministério da Saúde

12 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Projeto visa fortalecer as Secretarias Estaduais de Saúde

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) participaram, na segunda e terça-feira (10), da 1ª Oficina do Projeto Fortalece SES, cujo objetivo trata do fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), com um aporte teórico-metodológico para aprimorar o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde, bem como a atuação na governança regional das redes de atenção à saúde. A oficina ocorreu no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Porto Velho.

Mediada pelo Ministério da Saúde (MS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o evento foi transmitido por meio de plataforma digital, para viabilizar a participação de gestores das regionais de saúde, em conformidade com o Decreto de Contingenciamento de Gastos nº 29.321, de 25 de julho de 2024, do governo de Rondônia. Ao todo, foram capacitados 25 servidores da Assessoria Técnica, Diretoria Executiva, Coordenadoria do Sistema de Apoio à Descentralização (Cosad), regionais de saúde e da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES).

TEMAS DO EVENTO

Durante o evento, foram abordados temas como:

• Planejamento Estratégico e Modelo de Gestão, para implementação de políticas de saúde;
  • Planejamento Regional Integrado, com foco na governança regionalizada;
  • Rede de Atenção à Saúde;
  • Modelo Assistencial, e
  • Monitoramento do Planejamento Estadual de Saúde (PES) no estado de Rondônia.

O coordenador de Planejamento em Saúde da Sesau, Paulo Roberto Morey destacou a relevância da oficina, que proporciona aos servidores, a oportunidade de aprimorar práticas na gestão do SUS. “A Sesau tem desenvolvido instrumentos essenciais que otimizam a rotina profissional e contribuem diretamente na oferta do serviço à saúde qualitativa aos usuários da rede pública”, ressaltou.

SOBRE O PROJETO

Assinado pela Sesau e Haoc, por meio de Termo de Adesão em 22 de maio de 2024, o projeto oferece capacitações conduzidas por facilitadores especializados, além de cursos de Educação a Distância (EaD) em uma plataforma digital, e uma trilha de apoio adaptada às necessidades específicas da Sesau. Além disso, também promove iniciativas e instrumentos ao compartilhamento de conhecimentos e práticas entre as secretarias de saúde, através de seminários (online e presenciais), site do projeto, plenárias dos cursos EaD, publicações online e documentos informativos.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha reiterou que, a participação de Rondônia no evento incentiva e capacita servidores para agregar melhorias no serviço público. “É através desta rede de contatos que novas ideias são incorporadas, projetos são efetivados e a saúde pública passa a ter atendimentos mais humanizados e efetivos para os cidadãos”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Daiane Brito
Fotos: Paulo Roberto Morey

Capacitação, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade