Governo de Rondônia
27/04/2024

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

Servidores da Educação que atuam no Controle Interno participam de reunião de alinhamento estratégico

16 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O encontro proporcionou um ambiente para discussões importantes sobre melhorias nos processos de monitoramento e fiscalização

Em uma iniciativa de aprimorar a gestão interna, foi realizada uma reunião estratégica para gerentes e assessores que atuam no Controle Interno da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O encontro proporcionou um ambiente para discussões importantes sobre melhorias nos processos de monitoramento e fiscalização. Os controles internos do Estado são importantes na prevenção de erros e irregularidades na administração pública e a proposta de realizar alinhamentos rotineiros tem contribuído para o bom funcionamento dos órgãos.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a utilização de novas ferramentas tecnológicas para aprimorar a análise de dados e identificar possíveis riscos, o Programa de Integridade, a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e demais medidas metodológicas para identificação de riscos e avaliação de resultados. Os participantes ressaltaram a importância de atualizações regulares nos procedimentos, garantindo que a secretaria esteja alinhada com as melhores práticas do setor educacional.

De acordo com o controlador interno da Seduc, Sávio Gomes de Brito, a transparência foi ponto central das discussões em que se enfatizou a importância da comunicação eficaz e divulgação proativa de informações relacionadas ao controle interno. “Essa abordagem visa não apenas atender às exigências regulatórias, mas também fortalecer a confiança dos envolvidos na integridade e solidez das operações educacionais”, destacou.

Além disso, estratégias para aprimorar a capacitação da equipe foram debatidas, visando manter os colaboradores atualizados com as mudanças nas normas e regulamentações do setor educacional. O investimento de recursos financeiros e de tempo em treinamentos especializados foi identificado como uma ferramenta essencial para fortalecer o conhecimento técnico e promover uma cultura organizacional comprometida com a conformidade.

Ao encerrar a reunião, os participantes expressaram otimismo quanto aos avanços planejados, destacando o comprometimento contínuo com excelência no controle interno. A implementação efetiva das estratégias discutidas promete não apenas fortalecer a gestão educacional, mas também posicionar a Secretaria de Educação como referência em governança e transparência no âmbito governamental.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emanuelle Pontes e Pablo de Souza
Fotos: Pablo de Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, LGPD, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo