Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE DA MULHER

Servidoras do Hospital de Retaguarda e comunidade são atendidas com exames de mamografia e preventivo

27 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Em dois dias de ação, foram atendidas cerca de 200 mulheres com exames realizados

Uma ação voltada à saúde da mulher aconteceu no estacionamento do Hospital de Retaguarda de Rondônia (HRR), em Porto Velho, na segunda-feira (25) e terça-feira (26). Por meio de parceria do Governo de Rondônia e Hospital de Amor, foram realizados exames  de mamografia e preventivo, com o objetivo de promover o cuidado de prevenção e o diagnóstico precoce para o câncer de mama e colo de útero. A ação aconteceu no estacionamento da unidade hospitalar e atendeu servidoras e moradoras da região. 

A servidora do HRR, Elisangela Pereira contou sobre a experiência do autocuidado. “Consegui realizar o exame de mamografia e gostaria de ressaltar a importância desse cuidado; os índices de câncer ainda são altos, mas ações como essa podem salvar vidas. Quero que as mulheres se atentem para cuidar de si mesmas e irem ao médico, façam disso uma rotina” , salientou.

ATENDIMENTO À COMUNIDADE

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em dois dias de ação foram atendidas cerca de 200 mulheres, entre as quais, servidoras do Hospital de Retaguarda de Rondônia e mulheres que moram nas redondezas da unidade hospitalar. O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha destacou sobre o serviço prestado, e que envolveu a comunidade.  

PREVENÇÃO 

O câncer de colo de útero e o câncer de mama são os mais comuns entre a população feminina, na faixa etária entre  39 e 45 anos, segundo o Ministério da Saúde. Para realizar o exame preventivo e mamografia, a usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) deve se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e agendar sua consulta.  

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza  consultas médicas na área de Ginecologia, nas especialidades de climatério, alterações em citologia oncótica, colposcopia, infanto puberal, pré-natal de alto risco e obstetrícia para avaliação de mola hidatiforme. Em casos cirúrgicos, pacientes são encaminhados para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Lara Lívia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo